Inauguração de rede óptica beneficiará comunidade de Porto Alegre

“Para nós, esse evento marca uma nova era de fazer redes. Com a contribuição de parceiros, encontramos a maneira de empurrar as fronteiras do conhecimento”, com estas palavras a presidente do Comitê Gestor da MetroPOA – Rede Metropolitana de Porto Alegre, Liane Tarouco, iniciou a cerimônia de inauguração da via de 70,775 quilômetros de fibra óptica. Inaugurada na manhã de hoje, dia 31, no Salão Nobre do Gabinete do Reitor da UFRGS e contando com participações via teleconferência, a MetroPOA interliga quinze instituições – entre elas a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a CEEE, a EPTC e universidades – em velocidade de 1 Gbps, com a possibilidade de ampliar esta capacidade futuramente.

Os investimentos para a implementação da MetroPOA foram da ordem de R$ 1,5 milhão. A Prefeitura ampliará sua Infovia em 80 quilômetros, interligando postos de saúde, escolas e demais órgãos da administração. As 173 escolas municipais que hoje pagam mensalmente provedores de acesso à internet vão entrar na Infovia, podendo reduzir seus custos. Já os postos de saúde poderão agora dispor de novos serviços, como a telemedicina. A UFRGS ganhou redundância em suas telecomunicações, aumentando de uma para três rotas de transferência de dados entre os campi, resguardando a rede em caso de avarias na infraestrutura principal.

Para o reitor Carlos Alexandre Netto, a concretização da MetroPOA mostra a capacidade de articulação entre os poderes públicos do Estado, salientando que os serviços prestados trarão inúmeros benefícios aos cidadãos portoalegrenses. Também estiveram presentes o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, representando o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luis Ribeiro Filho; secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Eduardo Macluf, além do Vice-reitor Rui Vicente Oppermann e de representantes da comunidade acadêmica.

*»Veja mais fotos*<
http://www6.ufrgs.br/portaldenoticias/noticias.php?id=3071#>

http://www.ufrgs.br/ufrgs/