Início das comemorações dos 60 anos da Assufrgs resgata a história de lutas da categoria

Clique aqui para ver as fotos

As comemorações dos 60 anos da Assufrgs iníciaram oficialmente na noite de quarta-feira (22/9) no salão de Atos da Ufrgs com a presença de autoridades, representantes de entidades sindicais e principalmente de muitos técnico-administrativos ativos e aposentados, entre eles Wilson Trindade sócio fundador da Assufrgs.

A cerimônia de abertura contou com os coordenadores da Assufrgs, Sílvio Corrêa, Fabiano Porto e Igor Pereira, do coordenador do Conselho de Delegados, Luiz Francisco Martins Alvez (Chiquinho), da coordenadora da Fasubra, Rosane Barcellos, do diretor do Instituto Federal de Rio Grande do Sul (IFRS), Paulo Roberto Sangoi e do Reitor Carlos Alexandre Netto.

Fabiano Porto fez a saudação inicial destacando a importância da entidade nestes 59 anos, do patrimônio físico e das lutas desenvolvidas. “Nestes 59 anos de luta dos técnicos que construíram esta universidade, construímos um patrimônio invejavel, mas o sindicato também foi construído a base de muita luta, consquistamos nosso plano de carreira, e muitas lutas estão refletidas no nosso projeto memória que encontra-se ali na exposição de fotos”.

Igor Pereira ressaltou que a Assufrgs é o simbolo da unidade dos trabalhadores e trabalhadoras e encerrou com uma poesia do Thiago de Melo. Chiquinho observou que as entidades são feitas de pessoas que fazem a história e que o Conselho de Delegados é a instância viva da Assufrgs que reúne os delegados das unidades da universidade. Rosane Barcellos disse que estava duplamente orgulhosa, por representar a Fasubra e por fazer parte da história da Assufrgs.

O Reitor Carlos Alexandre Netto parabenizou o aniversário da entidade e destacou que a fundação da Assufrgs foi no momento em que a URGS foi federalizada e que os técnico-administrativos são fundamentais e também responsáveis pelo grau de excelência da Universidade. “Tudo isto se deve ao trabalho compartilhado por todos nós e quero destacar entre tantas lutas que ocorreram na universidade, a luta pelas cotas e todo o envolvimento da Associação. Hoje isto é uma política de inclusão que serve como referência para outras universidades”.

O Reitor também destacou que atualmente na Reitoria 90% dos cargos de chefia são liderados por técnicos e que depois de muitas lutas a universidade conta hoje com 400 novos servidores. “Esta é uma conquista histórica construída por todos nós”. Antes de concluir ressaltou a importância do Plano de Saúde Suplementar, que teve uma migração de quase todos os que estavam no plano anterior e 900 novas adesões, totalizando 9800 vidas seguradas.

Após a explanação do Reitor, o coordenador da Assufrgs, Silvio Corrêa,  relembrou um conjunto de lutas enfrentadas pela categoria e enunciou um conjunto de lutas que ainda se tem pela frente, encerrou dizendo que todos já tiveram, mais ou menos engajados nesta luta e que ninguém tem o direito de alegar cansaço. “Nosso principal legado independente de partidos, governos ou gestores, é uma luta que se faz no dia-a-dia. A Assufrgs só existe por que trabalhamos juntos, apesar das nossas diferenças”. 

Sílvio convidou todos os coordenadores atuais da Assufrgs para subirem ao palco e prestou uma homenagem a todos. “Quando a gente faz estas atividades solenes as vezes a gente não é justo com todas as pessoas que trabalham no dia-a-dia”. Com muitos aplausos e abraços encerrou-se a cerimônia de abertura das atividades dos 60 anos da Ufrgs.

Após todos se dirigiram ao saguão do salão de atos, onde foi cantado o parabéns para Assufrgs e servido o coquetel. No saguão também estavam as exposições de fotos dos "60 Anos da Assufrgs" e "Negros e Negras que constróem a Ufrgs".

Também estavam presentes o pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Maurício Viegas, da vice-reitora, Vânia Pereira, os diretores do Instituto de Química, Roberto Fernando de Souza, da Faculdade de Farmácia, Paulo Mayorga, do Instituto Federal de Rio Grande do Sul (IFRS), Paulo Roberto Sangoi, da ex-deputada e primeira técnica-administrativa emérita da Ufrgs, Jussara Cony, do diretor da CUT, Luiz Henrique, do diretor do Sindjus, Luiz Mendes, da Intersindical, Neiva Lazzarotto, do Conlutas e CPERS, Clóvis Oliveira, da CTB, Izane Mathos, do Simpa, Carmem Padilha, da Seção Sindical Andes na Ufrgs, Roberto Ponge, do Jornal Boca de Rua, André de Oliveira do Santos e da Associação dos Pós-graduando da Ufrgs, Maurício Scherer e da Coordenadora da CIS, Ângela Fernandes da Silva e seus membros.

 

Por Luis Henrique Silveira

Fotos Cadinho Andrade