Técnico-Administrativos se mobilizam e encaminham propostas para o PDI

Clique aqui para ver mais fotos

O processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRGS contou com a mobilização da Assufrgs que realizou vários debates com os técnico-administrativos, no mês de setembro, apesar do tempo exíguo para a discussão na comunidade e elaboração de propostas até o dia 5 de outubro.

Fotos Luis Henrique Silveira


Reunião Campus Vale  ILEA (8/9)

A partir da entrega do Livro Verde pela Reitoria, no dia (25/8), a coordenação da Assufrgs se reuniu e elaborou um texto inicial com base no projeto da Universidade dos Trabalhadores construído pela Fasubra em 2005. A partir deste texto foram realizadas reuniões no Campus do Vale, Saúde e Centro e nas unidades onde os trabalhadores se organizaram, debateram e elaboraram propostas.



Reunião Campus da Saúde Faculdade Enfermagem
(9/9)

As discussões envolveram desde os novos técnicos concursados até os aposentados. A maioria defendeu questões como a função social da universidade, a democratização das instâncias de poder (desde o Consun até os conselhos de unidades) com participação paritária dos três segmentos ( técnico-administrativos, alunos e professores), questões de financiamento, transparência administrativa, metas de capacitação e qualificação, participação em cursos, desde erradicação do analfabetismo até mestrado e doutorado.

 
Reunião PDI Aposentados  Auditório Assufrgs
(13/9)

Os novos concursados além de se preocuparem com as questões de carreira também questionaram a falta de orientação para a realização do trabalho. Já os aposentados propuseram o direito de participação nos conselhos superiores da Ufrgs, assim como votar na consulta para reitor, garantindo esse direito que já ocorre em outras universidades.


Reunião PDI Campus Centro Faculdade Direito(16/9)

A entidade também participou da audiência pública realizada no dia 24/9 no salão de Atos, onde apresentou as propostas organizadas até aquele momento, assim como vários técnicos se inscreveram individualmente e apresentaram sugestões.


Audiência Pública Salão de Atos Ufrgs (24/9)

A Assufrgs abriu um espaço no site para receber as contribuições, que foram encaminhadas em anexo ao documento final, sistematizado e entregue oficialmente no dia 4 de outubro para ser incorporado ao Livro Verde que se transformará no Livro Branco após aprovado no Conselho Universitário.


Coordenador Fabiano Porto apresentou as propostas da Assufrgs na Audiência Pública

Clique nos itens abaixo para ver as propostas da Assufrgs entregues no dia 4 (segunda-feira)

Propostas encaminhadas para o PDI
Anexo 4
Anexo 5
Anexo 6
Anexo 7