Segundo dados do IPEA Estado deve erradicar pobreza extrema até 2015

 Um levantamento divulgado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que o Rio Grande do Sul erradique a pobreza extrema (renda per capita de até um quarto do salário mínimo) até 2015, assim como Tocantins e Mato Grosso do Sul. As projeções são mais otimistas para Santa Catarina e Paraná, que devem superar a condição de miséria já em 2012, seguidos de Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais, em 2013. Para o ano de 2014, poderá ser a vez dos Estados de São Paulo e Mato Grosso superarem a pobreza extrema, enquanto em 2016 os demais estados poderão ter erradicado a miséria no País.

Em relação às grandes regiões geográficas do Brasil, caso a taxa nacional de pobreza absoluta atinja 4% da população em 2016, o Sul poderá ser a primeira região a superar a condição de pobreza absoluta. Em outro extremo, o Nordeste poderá registrar ainda quase 28% de sua população nesse estado no mesmo ano. O levantamento é baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

País

No Brasil, entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de brasileiros saíram da condição de pobreza absoluta (caracterizada por renda domiciliar mensal per capita de até meio salário mínimo), enquanto o contingente que deixou a pobreza extrema (renda per capita de até um quarto do salário mínimo) no mesmo período foi de 12,1 milhões de pessoas. Os números representaram uma queda de 33,6% na taxa de pobreza absoluta, que ficou em 28,8% da população em 2008.

Fonte: Correio do Povo