Próxima apresentação do espetáculo de rua “Mãe Coragem” será na Esquina Democrática dia 12/11


As próximas apresentações:

12/11 – Esquina Democrática – Andradas – 17h30min
14/11 – Usina do Gasômetro – 17h 30min
20/11 – Quilombo do Ariel – 17h30 min


Espetáculo de rua “Mãe Coragem”


O Grupo Caixa-Preta realizou na quinta-feira, dia 04 de novembro, às 17h30, no Quilombo dos Silva, a quarta apresentação da temporada de estréia de seu mais novo trabalho: o espetáculo de rua “Mãe Coragem”. Livremente inspirado na obra “Mãe Coragem e seus filhos”, do destacado dramaturgo e encenador alemão Bertolt Brecht (1898-1956), a montagem traz, no elenco, Diego Neimar, Gil Colares, Lucila Clemente, Ravena Dutra, Rielle Dutra, Silvia Duarte e Silvio Ramão. A direção cênica é do colombiano Javier Moná Lapeira, especialmente convidado para dirigir esta encenação.

A proposta foi vencedora do I° Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, iniciativa do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves e Fundação Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.

Em seu novo trabalho, o Caixa-Preta investiga a rua como espaço de encenação e investiga outro estilo de interpretação: o do distanciamento crítico, proposto por Brecht, em seu famoso método. Mantém, entretanto, a pesquisa baseada nos elementos da cultura afro-brasileira.

O diretor Javier Moná Lapeira optou pela ruptura da psicologia dos personagens, de modo que, na prática, os atores se revezam na atuação dos diversos personagens, cada qual oferecendo sua própria maneira de interpretação. Também recorreu à técnica do pregão, proporcionando aos atores criarem um sotaque próprio para os personagens e para as diferentes atmosferas propostas. A trilha sonora de Luiz André da Silva (Prêmio Açorianos de Melhor Trilha Sonora 2005), propõe climas distintos ao utilizar a música angolana, a música nordestina e as canções típicas da religiosidade afro-brasileira.

FICHA TÉCNICA

Mãe Coragem
Livremente inspirado na obra “Mãe Coragem e seus filhos”, de Bertolt Brecht

Dramaturgia
Grupo Caixa-Preta

Elenco
Diego Neimar – Gil Colares – Lucila Clemente – Ravena Dutra – Rielle Dutra
Silvia Duarte – Silvio Ramão

Direção
Javier Moná Lapeira

Direção musical
Luiz André da Silva

Preparação Corporal
Vivian Narvaez

Figurinos e Cenários
O Grupo

Fotos
Kiran Federico León

Assessoria de Imprensa
Silvia Abreu

Patrocinio
Petrobras
Lei de Incentivo à Cultura
Ministério da Cultura

Realização
Cadon – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves
Fundação Cultural Palmares

Produção
Grupo Caixa-Preta

SERVIÇO
O QUÊ: Estréia de “Mãe Coragem”, com o Grupo Caixa-Preta: Diego Neimar, Gil Colares, Lucila Clemente, Ravena Dutra, Rielle Dutra, Silvia Duarte e Silvio Ramão. Direção: Javier Mona Lapeira
QUANDO: Dia 04 de novembro, às 17h30min
ONDE: Bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.
QUANTO: Entrada franca
CONTATOS COM O GRUPO: (51) 93022833 (Silvia) / (51) 91220222 (Silvio)