Reunião mensal dos aposentados debate Sexo na Terceira Idade

Clique aqui para ver a apresentação completa

Clique aqui para ver mais fotos

A reunião dos aposentados realizada nesta segunda-feira (8/11) contou com a palestra proferida pela coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Assufrgs, Vânia Guimarães.

A palestra sobre Sexo na Terceira idade na avaliação dos aposentados foi muito boa. Vânia iniciou falando das fases do desenvolvimento humano, o período do climatério e menopausa, para as mulheres e andropausa, para os homens. “Os sintomas e o que está atrelado a isto!” explicou.

Na questão da atividade sexual e envelhecimento humano, Vânia trabalhou o grande mito que diz que as pessoas perdem as habilidades com o envelhecimento. “O fato é que há diminuição da frequência, mas não do desejo. Interesse e desejo não tem nada a ver com a idade”, esclareceu. Vania também falou dos benefícios e riscos da reposição hormonal, para as mulheres e sobre o tratamento de disfunção erétil, para os homens. Sempre recomendando que o tratamento deve ser sob orientação médica.

A prevenção das Doenças Sexualmente Transmitidas (DST/Aids) não poderia faltar, pois os índices de transmissão entre pessoas idosas tem aumentado muito nos últimos anos. Vânia falou sobre saúde e qualidade de vida, os conceitos de bem-estar físico e social e a responsabilidade que os indivíduos tem com a sua própria saúde e os cuidados necessários.

Para as três amigas aposentadas e ex-colegas da Faculdade de Medicina, Marli costa (71 anos), Maria Isabel Corrêa (66) e Elia Boelhouwer (67) estava muito boa a palestra. “Adorei, bem esclarecedora, a gente que vive esta idade aceita o que não pode e faz o que pode. Sexo na terceira idade não é aquele auge da mocidade”, brincou Marli. Enquanto que para Maria Isabel o que mais chamou atenção na palestra foi a maneira tranquila da Vãnia em explicar as coisas. Enquanto Elia lembrou da reposição hormonal e que é importante  fazer uma avaliação médica antes.


Marli, Maria Isabel e Elia

Os homens também adoraram a palestra. “Nota 10, várias coisas interessante para todos. Eu não tinha noção de muitas coisas. Ela foi muito objetiva e clara e respondeu todas as perguntas do pessoal”, acrescentou o aposentado da Escola de Engenharia, Flávio Garcia de Lima (77) que participou pela primeira vez do encontro mensal dos aposentados.
Athanazildo Gonçalves (71), também da escola de Engenharia, adorou e espera que no próximo ano seja mais apurado mais algumas coisas, mas mesmo assim tirou proveito, embora já sabia de muitas coisas.


Flávio e Athanazildo

Texto e fotos Luis Henrique Silveira