Assufrgs convida para atividades da Semana da Consciência Negra segunda (22/11) na Faced

A Plenária da Fasubra, de 3 e 4 de novembro, aprovou atividades de massa e de formação na semana da Consciência Negra. Assufrgs deverá promover Atividade com roda de capoeira e debate sobre religiosidade de matriz africana e ações afirmativas no pátio da Faculdade de Educação (Faced) no dia 22 de novembro, dia da IV Marcha Zumbi dos Palmares. O Grupo de Capoeira África na Mente e o Presidente da Associação Afro-Umbandista de Viamão, Babalorixá Washington Luiz Azevedo da Rocha já confirmaram presença.

A umbanda e a quimbanda na Universidade
As religiões de matriz africana historicamente foram o elemento cultural mais combatido durante o período de escravidão, pois era essencial para a dominação européia que a religião cristã prevalecesse como doutrina oficial e inquestionável. Com a abolição da escravatura, a perseguição aos cultos de origem africana persistiram, sendo comuns ainda hoje o preconceito contra a prática das diversas formas de religiosidade originadas nessa cultura. Com o objetivo de inserir no meio acadêmico a pesquisa sobre a teologia umbandista, foi criada em 2003 a Faculdade de Teologia Umbandista (FTU), com sede na Vila Alexandria na capital de São Paulo. O Curso é reconhecido pelo Ministério de Educação e será alvo do debate proposto pelo Presidente da Associação Afro-Umbandista de Viamão Babalorixá Washington Luiz Azevedo da Rocha, que ressaltou a redação que este ano marca os 102 anos da Umbanda no Brasil.

Capoeira: de crime a esporte nacional
A capoeira foi desenvolvida da necessidade dos escravos africanos desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros, datando do século XVI. A capoeira foi proibida no país até a década de 30, quando a luta do movimento negro conquistou o reconhecimento da arte como esporte nacional brasileiro. No dia 22 DE NOVEMBRO, o Grupo Africa na Mente Escola de Capoeira Angola do Contramestre Guto trará um pouco dessa história da capoeira proporcionando uma vivência do esporte no Pátio da FACED para quem quiser participar.

IV Marcha Estadual Zumbi dos Palmares: 100 anos da Revolta da Chibata
O dia 22 de novembro se encerra com a IV Marcha Zumbi dos Palmares, que tem como tema “De Zumbi dos Palmares a João Cândido Felisberto: 100 anos sem chibata na Marinha Brasileira”. A atividade está prevista para as 18h, com saída do Mercado Público (Largo Glênio Peres), Centro de Porto Alegre, até o Largo Zumbi dos Palmares. A atividade da ASSUFRGS será preparatória da Marcha Estadual

Por Igor Corrêa Pereira com informações do Portal da Fasubra Sindical, Faculdade de Teologia Umbandista, SuaPesquisa.com e Marcha Zumbi RS

postado 16:28 16/11/2010