Coordenadores da Assufrgs se reunem com Reitoria para discutir PDI

A Assufrgs esteve reunida com a Reitoria na tarde desta terça-feira (23/11), para tratar do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), especificamente sobre o Livro Branco.

Estiveram reunidos os coordenadores Fabiano Rosa, Sílvia Martins e Mozarte Simões, representando a Assufrgs, com o Reitor Carlos Alexandre Netto, Vice-Reitor Rui Oppermann, o Chefe de Gabinete João Roberto Mello, o pró-Reitor, Maurício Viegas e a vice, Vânia Pereira, da Progesp.

Inicialmente Fabiano solicitou que a administração dispusesse à Assufrgs o Livro Branco com as propostas construídas pela comunidade universitária e sistematizadas pela Comissão. Argumentou dizendo que como a Assufrgs fez uma construção coletiva de suas propostas e a análise se daria também de forma coletiva e nesse sentido estaríamos com problemas em relação aos prazos.

O Vice-Reitor, Professor Rui Oppermann, informou que como o processo contendo o Livro Branco já havia sido encaminhado pela Comissão ao Consun e este estaria com a Comissão de Legislação e Regimentos, a administração não teria mais acesso ao documento.

O professor Mello complementou dizendo através de informações obtidas junto à secretaria do Consun, que a Assufrgs poderia ter acesso ao Livro Branco através de solicitação dos conselheiros técnico-administrativos, após a emissão de parecer por parte da Comissão de Legislação e Regimentos (CLR).

PDI é prioridade para Reitoria
Continuamos expressando a nossa preocupação com os prazos para discussão do Livro Branco e aprovação do PDI no Conselho Universitário, tendo em vista o processo de implementação da Avaliação de Desempenho e a discussão sobre o regimento do Parque Tecnológico.

O Reitor Carlos Alexandre informou que a Reitoria prioriza a aprovação do PDI no mês de dezembro, aguardando apenas o parecer da Comissão de Legislação e Regimentos para convocação do Consun. Disse ainda, que o regimento do Parque Tecnológico só será discutido após a aprovação do PD e a próxima reunião seja agendada para o próximo dia 3 de dezembro.

O Reitor acredita que a discussão e a aprovação possa ocorrer ainda na próxima sessão do Conselho, não descartando a possibilidade que, conforme os debates, possa haver a necessidade de nova convocação.

O Professor Rui Oppermann expressou a preocupação da administração com os prazos para implementação da Avaliação de Desempenho dos técnico-administrativos, destacando a necessidade de aprovação do PDI para sua efetivação.

Eleições Núcleos Gestão de Desempenho
A coordenadora Sílvia Martins, membro da Comissão Eleitoral responsável pela eleição dos representantes para os Núcleos de Gestão de Desempenho informou à administração do lançamento do Edital e do Calendário Eleitoral (mais informações no sítio da Assufrgs).

A vice pró-Reitora, Vânia Pereira, representante da administração na Comissão Eleitoral, complementou informando do calendário, destacando o prazo de 16 de dezembro para homologação dos candidatos eleitos. Lembrou da necessidade de capacitação dos eleitos para integrarem os Núcleos pela Progesp com o intuito de exercerem as atividades de acompanhamento e planejamento de metas junto aos Núcleos de Gestão de Desempenho de cada Unidade.

Vânia destacou ainda que, conforme as Decisões 328/2010 e 939/2008 do Consun, as metas para a avaliação de desempenho deveriam ter sido pactuadas ainda no mês de novembro. Nesse sentido, pretende agendar reunião com a Comissão Interna de Supervisão-CIS para tratar de alternativas para a inserção de metas para o ano de 2011.

Por fim, os coordenadores presentes aproveitaram para elogiar o trabalho feito pela Progesp na análise e implementação da Portaria Normativa Nº5, que garante a extensão do ressarcimento aos servidores que possuem outros planos de saúde (mais informações no sítio da Assufrgs).

Por Fabiano Porto e Silvia Martins

Postado 14:08 24/11/2010  por Luis Henrique Silveira