Conselheiros debatem eleição para os Núcleos de Avaliação e Desempenho

Clique aqui para ver mais fotos

O Conselho de Delegados da Assufrgs fez sua última reunião do ano na sede campestre, quarta-feira (1/12). Na pauta estavam os relatos das unidades e da coordenação, as eleições para os Núcleos de Avaliação e Desempenho e a recomposição da Comissão de Reenquadramento.

Ponto eletrônico
A partir do informe que na faculdade de Odontologia já chegaram dois pontos eletrônicos ocorreu uma importante discussão sobre a Campanha da Fasubra e do movimento sindical em geral, pela Redução da Jornada de Trabalho para 30 horas.

Pelos relatos dos delegados se percebeu que em vários locais são trabalhadas seis horas e em outros oito. Também foi mencionado que os servidores novos em algumas unidades estão fazendo oito horas, enquanto os servidores com mais tempo de universidade fazem seis horas, principalmente no Campus Vale. Como proposta foi aprovado que será intensificada pela Assufrgs a Campanha pelas 30 horas semanais.

Novo Galpão
A coordenadora Antonieta Xavier relatou que a comissão responsável pela Sede Campestre fez um levantamento prévio com duas empresas de quanto custaria para se construir um galpão maior de 12m X 25m, ao lado do atual. Ela explicou que será necessário fazer um projeto, para depois fazer orçamentos com as empresas de construção. Também foram rediscutidas as outras propostas de melhorias para a sede. No entanto, Antonieta esclareceu que a construção do Galpão é a obra possível de ser feita num curto prazo de tempo e poderá ser utilizado durante todo ano, para as festas e eventos da entidade e também da categoria.

As outras propostas como cercamento, piscina, como envolvem um volume de recursos financeiros maior, serão discutidas posteriormente, as formas de viabilizá-las. Antonieta também informou que já foram liberadas as licenças para cortar 50 eucaliptos, assim como as medidas compensatórias.

Núcleos de Avaliação
O coordenador da Assurfgs, Sílvio Corrêa, fez um relato sobre a Avaliação e Desempenho e o processo de construção e aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufrgs.

Conforme sua exposição, apesar do esforço que a Assufrgs fez no sentido de debater e construir propostas para o PDI, dentro de um prazo exíguo de tempo, não foi contemplada uma linha das propostas apresentadas para o livro branco. A proposta do PDI continua uma carta de princípios e boas intenções conforme a proposta inicial do Livro Verde.

Sobre o processo de Avaliação de Desempenho, Sílvio explicou como irá funcionar e questionou a forma como esta sendo conduzido pela Reitoria, que também não incorporou nenhuma linha do documento produzido, pela Assufrgs e CIS, onde a Avaliação de Desempenho tinha um caráter pedagógico. No entanto, salientou que este processo, só está ocorrendo agora, porque houve um acordo entre a Reitoria e a Assufrgs para que a Avaliação e Desempenho so pudesse ser realizada após a Universidade construír  um Plano de Desenvolvimento Institucional, para balizar as ações que seriam avaliadas.

Sílvio apresentou a proposta de Avaliação de Desempenho e alertou os delegados sobre vários aspectos dos documentos que encontram-se nos sites da Progesp e também da Assufrgs. Para compor o Núcleo de Avaliação, Sílvio destacou que é importante eleger pessoas comprometidas com a luta dos servidores, pois este Núcleo será o responsável, entre outras coisas, de analisar os recursos dos servidores, caso não concorde com o resultado da avaliação.

Silvio também relatou que a pedido da Assufrgs junto a Progesp o prazo para inscrição de candidatos foi transferido de 30/11 para 6/12. “Algumas unidades já estão fazendo reuniões e é importante que os delegados façam esta discussão nas suas unidades”.

Clique aqui para ver a apresentação sobre os Núcleos de Avaliação

Assembleia Geral
A Assufrgs está convocando uma assembleia para terça-feira (7/12),  na pauta está eleição para recompor a Comissão de Reenquadramento. A Progesp tem solicitado a esta comissão os pareceres dos servidores que entram com processos para a progressão funcional. Só que nesta comissão, atualmente,  resta somente um integrante. A CIS, então junto com a Assufrgs, fez contato com todos os membros para ver se há interesse em continuar, nesta comissão, mas como ninguém manifestou vontade em continuar, na Assembleia será eleita uma nova comissão.

Além disto, será debatido novamente o processo de eleição dos Núcleos de Avaliação e Desempenho. Outro ponto de pauta é a escolha dos delegados da Assufrgs para a Plenária da Fasubra, nos dias 10 e 11 de dezembro, em Brasília.

No final da reunião, os delegados confraternizaram ao ar livre.

Assufrgs disponibilizou um ônibus, que saiu às 13h da frente do colégio Júlio de Castilhos e passou no pórtico do Campus Vale, para aqueles que não foram de carro.

Postado por Luis Henrique Silveira 14:59  2/12/2010

Atualizado 12:00 3/12/2010