Conselho Universitário aprova Plano de Desenvolvimento Institucional



Apesar do esforço que a Assufrgs fez no sentido de debater e construir propostas para o PDI, dentro de um prazo exíguo de tempo, as propostas encaminhadas pelos técnico-administrativos não foram contempladas no livro branco, que continuou uma carta de princípios e boas intenções conforme a proposta inicial do Livro Verde.

Em reunião realizada na manhã de sexta-feira(3/12), o Conselho Universitário da UFRGS (Consun) aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), encaminhado em novembro pelo Gabinete do Reitor. “Este foi o primeiro plano estratégico aprovado pela UFRGS. Foi um processo de construção que se estendeu por muitos meses e que define os caminhos que a Universidade seguirá pelos próximos cinco anos”, afirmou o reitor Carlos Alexandre Netto.

A Universidade deu início à construção do PDI ainda em 2009, durante as comemorações de seus 75 anos. Em abril de 2010, o painel “PDI: Concepção, Construção e Proposição de um Plano Institucional” reuniu membros da administração central, das associações representativas dos docentes, técnicos-administrativos e discentes, além do próprio Ministério da Educação, que esteve representado pelo Diretor de Regulação e Educação Superior, Paulo Roberto Wollinger.

Um segundo painel contou com pró-reitores, secretários e assessores de outras instituições de ensino superior brasileiras para expor suas experiências com o planejamento de ações visando o desenvolvimento das universidades.

Ao todo, foram quatro grandes seminários a partir de temas propostos em consonância com a ADUFRGS, a ASSUFRGS e o DCE, discutindo o papel das universidades públicas e do ensino superior no Brasil, a conjuntura brasileira e a importância do planejamento estratégico, sem perder de vista a estrutura colegiada e o funcionamento democrático da Universidade.

Em agosto, foi entregue à comunidade o Livro Verde, versão prévia do PDI que permaneceu aberta a colaborações, reunidas por meio da Internet e de uma audiência pública.

A proposta final do plano, sintetizada no Livro Branco, foi levada ao CONSUN e submetida à apreciação dos conselheiros. Com a aprovação ocorrida hoje, o PDI entra em vigência para o período de 2011 a 2015.

Fotos Cadinho Andrade
Fonte Ufrgs


postado por Luis Henrique Silveira 11:06   7/12/2010