Fim de ano dos aposentados lota sede da AssufrgS: “Juntos somos invencíveis”



Realizada no dia 13 de dezembro na sede da AssufrgS da João Pessoa, a confraternização de fim de ano dos aposentados lotou a sede na entidade, reunindo mais de cem filiados. O evento que contou com distribuição de brindes e falas de coordenadores, marcou a despedida da coordenadora de Assuntos de Aposentadoria Salete Wiggers, que deixa a coordenação para dar lugar a servidora aposentada da Creche Maria Luiza. Salete avaliou seus cinco anos de participação e Maria Luiza falou de suas expectativas assumindo a pasta ao lado do coordenador Mauro dos Anjos.

Avaliação e expectativas

Com seu já conhecido jeito carismático, Salete Wiggers avalia positivamente os cinco anos coordenando os Assuntos de Aposentadoria. "Foram cinco anos aprendendo tudo com eles [os aposentados]. Fiz grandes amigos nesse período". Ela avalia que a participação dos aposentados cresceu muito nos últimos anos, e considera que a atuação da coordenação da AssufrgS contribui para isso. Faz questão de colocar-se a disposição de sua sucessora Maria Luiza. "Vou continuar ajudando, estou a disposição para o que for necessário. Acredito na Maria Luiza e tenho certeza de que fará um ótimo trabalho", declara.

A nova coordenadora de Aposentadoria Maria Luiza avalia que a transição ocorre naturalmente. “Eu já estava acompanhando a coordenação e principalmente a Salete. Vou procurar fazer o melhor, tenho grande expectativa de participar, não quero decepcionar os aposentados que são nosso principal patrimônio”. Considera que superará a inexperiência como coordenadora com a ajuda dos colegas. “Tudo que eu não souber vou contar com a ajuda da Salete, do Mauro e dos demais colegas para aprender. Tenho disposição para aprender”, anuncia.

Lazer e política

O coordenador do Conselho de delegados e aposentado Chiquinho Alves avalia que o aumento da participação dos aposentados nos últimos anos pode estar associado a combinação entre atividades lúdicas e de lazer com atividades políticas. Entende que isso pode ser aplicado também para chamar mais os servidores da ativa e por fim elogia o trabalho da coordenação da AssufrgS. “O mais importante é que um trabalho sério dá resultado, antigamente não conseguíamos reunir vinte aposentados, e hoje aqui podemos ver que teve gente que não teve onde sentar . A experiência tem mostrado que aliar lazer, brincadeira, cultura e política dá certo. Pode ter certeza que eles não vieram aqui só por causa dos docinhos. Não tem um deles que não debata sobre reposicionamento ou previdência. Isso é fruto desse trabalho sério da coordenação”, avalia.

O servidor aposentado Adalberto Halmenschlager concorda que os aposentados vivem um bom momento de mobilização mas considera que os trabalhadores da ativa, principalmente os recém-ingressantes, precisam participar mais. "O ano de 2011 será de muitas mobilizações, precisamos da foraça do pessoal da ativa para conquistar avanços importantes como o reajuste salaria que ainda não está no orçamento", lembra.

Espaço no térreo da sede para o GT dos aposentados

A aposentada do Restaurante Universitário Eva Barcelos lembra que a maior organização dos aposentados pode influenciar para que o sindicato se sensibilize mais sobre as questões de aposentadoria. Ela aponta como uma importante reivindicação dos aposentados que está mais perto de ser atendida a construção de um espaço no térreo da sede da AssufrgS para reunir o Grupo de Trabalho dos Aposentados. “Começamos a reivindicar isso a três anos atrás, quem começou esse debate foi minha filha Rose [Rosane Barcelos, hoje dirigente da FASUBRA] e hoje parecemos mais perto de conseguir isso”.

Encontro Nacional dos Aposentados da FASUBRA

O também aposentado e coordenador da pasta Mauro dos Anjos se diz muito satisfeito com a empolgação de todos na festa. Parabenizou a parceria com a agora ex-companheira de coordenação Salete e tem uma expectativa positiva em relação a nova colega Maria Luiza. “Semana que vem já quero ter a primeira reunião com a Maria Luiza, pois precisamos estar entrosados para a mobilização ao Encontro Nacional dos Aposentados, que ocorrerá em Brasília, organizado pela FASUBRA no dia 10 de fevereiro”, afirma.

“Juntos somos invencíveis”

“Conto com a força de vocês, pois juntos somos invencíveis”. Essa mensagem foi escrita pelo coordenador geral da AssufrgS Silvio Corrêa no quadro branco onde ocorreu a comemoração. Para ele, a participação dos aposentados será fundamental para garantir uma aposentadoria digna para os da ativa.

Texto escrito por Igor Corrêa Pereira

Fotos de Celso Alves, Maria Antonieta Cossio Xavier e Salete Wiggers