Lea Fagundes abre a edição 2011 do Conferências UFRGS

A edição 3ª edição do Conferências UFRGS inicia no dia 6 de abril, às 19h, na Sala João Fahrion. O tema escolhido para este ano é “O Futuro da Universidade na Sociedade do Conhecimento”. Quem abre os trabalhos é a  Psicóloga e Profª Lea Fagundes, discorrendo sobre “As Formas de Aprender contemporâneas”.  

Com curadoria do doutor em Física pela UFRGS Cesar Zen Vasconcelos, o ciclo 2011 propõe discussões a respeito da transformação do papel do conhecimento na configuração e na dinâmica evolutiva dos distintos sistemas sociais. Nesse contexto, questões sobre o papel da universidade pública e o futuro do país serão abordadas no total de 10 encontros, abertos ao público, realizados ao longo do ano.

Mestre em Educação pela UFRGS e doutora em Ciências-Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Lea Fagundes fala no primeiro painel sobre “As Formas de Aprender Contemporâneas”. Lea se dedica há mais de 20 anos ao estudo da informática na educação. Ela coordena o Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da UFRGS. O LEC investiga, desde 1979, os processos cognitivos dos estudantes que fazem uso de interações com o computador, buscando, alternativas educacionais que auxiliem na superação das dificuldades dos alunos. Além disso, a estudiosa presidiu a Fundação Pensamento Digital, organização não governamental que atua no processo de inclusão digital de comunidades carentes, e é assessora do Ministério da Educação.

  

LEA FAGUNDES ABRE O CONFERÊNCIAS UFRGS 2011

Data: 06 de abril 2011 – quarta-feira – 19h
Local: Sala João Fahrion – 2º andar Reitoria da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110.

Contato: Departamento de Difusão Cultural • Av. Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS • Mezanino do Salão de Atos • (51) 3308.30.34 • difusaocultural@ufrgs.br