Assembleia acata Calendário de Mobilização da Plenária da Fasubra e NÃO deflagra greve

 

A Assembleia dessa segunda-feira, 28, decidiu acatar a decisão da Plenária da Fasubra que NÃO deliberou pelo início da greve, aprovando um calendário de mobilização. Apesar da chuva, por volta de 180 servidores estiveram presentes em frente a Reitoria.

Por volta das 09:30, depois de resolverem o impasse sobre a liberação da entrada do carro de som com a vigilância da UFRGS, os coordenadores gerais Berna Menezes, Sílvio Corrêa e José Luís Rockenbach iniciaram a assembleia. Berna começou fazendo o relato sobre a deliberação da plenária da Fasubra que não aprovou o início da greve em 28 de março, aprovando um calendário de mobilização para o mês de abril. Também ficou deliberado por carava à Brasília nos dias 13 e 14 de abril para atividades no Congresso Nacional contra MP 520 e vigília no Ministério do Planejamento (MPOG).

Neco passou a leitura do ID da Fasubra que consta o relato da reunião com Duvanier Paiva, secretário de recursos humanos do MPOG. Duvanier garantiu uma reunião, marcada para o dia 14 de abril, onde pretende apresentar uma proposta do governo de agenda negocial. Dessa forma, além da caravana e vigília no MPOG, a plenária deliberou por paralisação e atividades nas universidades nesse dia como forma de pressionar o governo. Logo a seguir os delegados Igor Corrêa, Gabriel Focking e Eva Barcelos fizeram os seus relatos sobre a plenária da Fasubra.

Um grupo grande de alunos e bolsistas, mobilizados pelo DCE/UFRGS e lutando pelo aumento de bolsas para R$ 450,00 e mais benefícios, prestaram o seu apoio aos técnico-administrativo. O coordenador geral Sílvio Corrêa acompanhou os alunos que tentavam uma audiência com reitor Carlos Alexandre para entregarem suas reivindicações. Mesmo com a tentativa de intermediação de Sílvio, os alunos não foram recebidos pelo reitor, tendo que entregar sua pauta ao secretário de assistência estudantil, Edílson Nabarro.

Além do DCE/UFRGS, a vereadora Fernanda Melchionna do PSOL e representantes da Intersindical, CSP-Conlutas e Cut-RS, estiveram presentes na assembleia prestando apoio a nossa luta.

Após foi aberto o espaço para a manifestação da assembleia. As intervenções trataram basicamente sobre as deliberações retiradas na plenária da Fasubra e principalmente sobre os seus desdobramentos. Em virtude da deliberação da plenária da Fasubra que com a garantia do Ministério do Planejamento de apresentação de uma agenda negocial, decidiu suspender o início da greve e aprovou um calendário de mobilização, a assembleia decidiu acatar essa decisão. A assembleia deliberou pela criação de um Comando de Mobilização para garantir a organização e mobilização durante o período negocial.

Por fim, foi aprovado um Plano de Lutas apresentado pelos coordenadores:

Campanha Salarial 2011

Plano de Lutas

1. Construir junto com Pelotas e Rio Grande, audiências Públicas contra a MP 520, nas Câmaras de Vereadores destas duas cidades;


2.Reunião com a Bancada Gaúcha;


3. Nas próximas semanas até o dia 14 de abril: Reuniões nas unidades, previamentes agendadas na secretaria da Assufrgs e divulgadas para o conjunto dos coordenadores. Pontos: 1. Campanha salarial e mobilização; 2. eleger comando de mobilização 3. retirada de um representante por unidade e um suplente para a caravana à Brasília, nos dias 13 e 14;

4. Organização da Paralisação do dia 14 de abril;


5. Paralisação dia 14.03 com Assembleia;

6. Reunião do Comando de mobilização segunda dia 11 de abril.

Vejam as fotos da Assembleia em nossa Galeria: http://www.assufrgs.com.br/site2006/site_novo/?inc=galeria_mostra&galeria_id=358

Postado por Fabiano Rosa – Coordenador de Imprensa

Fotos: João Batista e Fabiano Rosa