ADUFRGS-Sindical tem nova Diretoria

Professores da UFRGS, UFCSPA e IF-RS/Campus Porto Alegre, reunidos ontem (1º de junho) em Assembleia Geral, empossaram a Diretoria da ADUFRGS-Sindical para a gestão 2011/2013. Maria Luiza Ambros von Holleben assumiu como primeira mulher a  liderar a ADUFRGS nesta nova fase de Sindicato independente. Também foram empossados os professores eleitos para o Conselho de Representantes. A ocasião foi brindada com a apresentação do Coral da ADUFRGS.

Em seu discurso de posse, a nova presidente disse que dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela ADUFRGS nos últimos anos, pautado no fortalecimento de uma política sindical autônoma, propositiva e participativa; em uma política social associativa e agregadora; em uma política de comunicação ágil e transparente; e em uma política de expansão do número de filiados e do espaço físico.

Irá trabalhar também por uma federação nacional que congregue os sindicatos autônomos; em defesa de um processo democrático para ocupação dos cargos de gestão; pelo direito ao voto para os aposentados nas consultas comunitárias e pela conquista de espaço para os sindicatos nos conselhos superiores das Ifes. A nova presidente quer ainda dar particular atenção aos docentes recém-contratados, alertando-os sobre a importância de se engajarem na luta pela defesa dos direitos como trabalhadores, profundamente alterados a partir da Reforma da Previdência de 2004.

Claudio Scherer, ao entregar o cargo, elencou as mais importantes conquistas da ADUFRGS nos dois últimos anos, a obtenção do Registro Sindical, em março passado; a contratação de um plano de saúde e de um plano de assistência odontológica; os avanços nas tratativas do Plano de Carreira com governo federal; a consolidação dos  encontros bianuais com os aposentados; o fortalecimento da proteção jurídica ao associado e do setor de comunicação.

Compuseram a mesa o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, o presidente do Fórum de Professores das Ifes (Proifes), Gil Vicente Reis de Figueiredo; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adão Villaverde (PT); a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT); a vice-reitora da UERGS, Sita Mara Lopes Sant’Anna,representando o governo do estado; o então presidente da ADUFRGS, Claudio Scherer; a presidente eleita Maria Luiza Ambros von Holleben e a secretária eleita Maria da Graça Saraiva Marques.

Estiveram presentes ainda o vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann; o presidente do Instituto Mosap, Edison Haubert; a diretora da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; o secretário-geral do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical), Milton Muniz; a vice-secretária Geral e a vice-diretora de Finanças do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh), Otávia Rodrigues e Débora de Oliveira, respectivamente, além de diretores de unidades e representantes de entidades sindicais e civis.

Quem é a nova Diretoria da ADUFRGS

Maria Luiza Ambros von Holleben

Presidente

Atuou como 2ª vice-presidente da ADUFRGS-Sindical na gestão 2009/2011 e como 2ª secretária entre 2007/2009. É membro do Conselho Fiscal do Proifes-Fórum e da Comissão de Carreira do Magistério Superior na Mesa de Negociação com o governo federal. Doutora em Química Orgânica pela UFRGS, mestre em Análise, Síntese e Controle de Medicamentos pela Faculdade de Farmácia da UFRGS, onde se graduou em farmácia e bioquímica. Foi pesquisadora e professora de graduação e pós-graduação no Departamento de Química Orgânica e na Pós-Graduação do Instituto de Química da UFRGS, onde participou  intensamente das atividades de ensino,  pesquisa e gestão. Atualmente é professora aposentada.

Claudio Scherer

1º vice-presidente

Foi presidente da ADUFRGS-Sindical na gestão 2009/2011. Assumiu a presidência da ADUFRGS pela primeira vez em 1985/1987, foi vice-presidente por três gestões e diretor da Andes por uma gestão. Doutor em Física pela UFRGS, pós-doutorado nos Estados Unidos (Wisconsin e Califórnia) e na Alemanha (Saarbrücken e Stuttgart). Professor na UFRGS desde 1965 sendo professor Titular desde 1983. Em Física, publicou meia centena de artigos em revistas científicas internacionais e dois livros didáticos. Em administração universitária, foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1992-1996) e Diretor do Instituto de Física (2000-2004). Aposentou-se em 2005, após 40 anos de docência.

Lucio Olimpio Vieira

2º vice-presidente

Fez parte da Diretoria da ADUFRGS no período de 2007/2009. Mestre em Educação pela Faced/UFRGS e doutorando em Políticas Públicas para a Educação pela Unisinos. É graduado em química pela PUC. Foi professor da rede pública estadual e dirigente sindical do Cpers e da CNTE. Atualmente é professor do IF-RS/Campus Porto Alegre e coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no IF-RS.

Maria da Graça Saraiva Marques

1ª secretária

Atuou na Diretoria da ADUFRGS-Sindical nas últimas gestões. Membro da Comissão de Carreira do Proifes na Mesa de Negociação da Carreira do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) com o governo federal. Graduada em Letras pela PUC, especialista em Língua e Literatura Francesa pela UFRGS, fez pós-graduação nesta área na França. Foi professora da rede pública estadual e atualmente é professora de Língua e Literatura Francesa no Departamento de Comunicação do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Marilda da Cruz Fernandes

2ª secretária

Atua como pesquisadora e professora de graduação, pós-graduação do Departamento de Ciências Básicas da Saúde da UFCSPA. Doutora em Biologia Celular e Tecidual pela USP, graduada em Ciências Biológicas e mestre em Neuroanatomia pela UFRGS. É membro titular da Comissão Coordenadora do PPG Patologia; da Comissão de estágio probatório dos departamentos de Ciências Básicas da Saúde, de Patologia e de Fonoaudiologia; e do Consun da UFCSPA.

Ricardo Savaris

3º secretário

Atualmente é professor Associado I do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFRGS, responsável pela Emergência Ginecológica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É graduado em Medicina pela UFRGS, mestre em Reproductive Biology pela University of Edinburgh, Doutor em Medicina: Ciências Médicas pela UFRGS, pós-doutorado na University of California, San Francisco. É professor permanente do PPG em Cirurgia da UFRGS e vice-presidente da Associação dos Médicos Assistentes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Daltro José Nunes

1º tesoureiro

Doutor em Der Naturwissenschaften – Informatik pela Universitat Stuttgart, mestre em Ciências da Informática pela PUC-RJ e graduado em Engenharia Elétrica pela UFRGS. Atualmente é professor Titular no Instituto de Informática da UFRGS, colaborador da Capes, da Finep, do CNPq e da Fapergs, consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e Membro de corpo editorial da Jornal da Universidade. Atua no ensino da graduação e da pós-graduação na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação.

Vanderlei Carraro

2º tesoureiro

Atuou como diretor da ADUFRGS em duas gestões passadas. Mestre em Assistência de Enfermagem pela UFSC e graduado em Enfermagem pela UFRGS. Atualmente é docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da UFRGS, onde é professor Adjunto IV, chefe de departamento e  vice-coordenador do Curso de Especialização em Enfermagem em  Nefrologia da Escola de Enfermagem da UFRGS.

Glória Isabel Sattamini Ferreira

3ª tesoureira

Mestre em Educação pela PUC/RS, graduada em Biblioteconomia pela UFRGS, professora Assistente no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico). Coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Biblioteconomia e representante dos docentes do Curso de Biblioteconomia da UFRGS no Conselho Federal de Biblioteconomia.

Publicado por Igor Corrêa Pereira

Fonte: ADUFRGS