Participe da Campanha de Doação de Sangue do Comando de Greve

O comando de greve como forma de mostrar a mobilização da categoria e ao mesmo tempo dar um retorno à sociedade está conclamando os técnicos a participar da Campanha de Doação de Sangue a ser realizada dia 20 de junho às 10h no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Vamos mostrar a nossa dedicação na luta pelas reivindicações da categoria. Nesta segunda-feira, dia 20,  participe da doação coletiva de sangue e demonstre que o nosso empenho pela greve é o mesmo empenho que nós damos no fazer diário na construção de nossas Universidades.

Dando sangue pela Educação

Os técnico-administrativos de mais de 40 universidades federais de todo o país estão em greve para reivindicar aumento no piso, além de uma data-base para reajustes anuais, para amenizar os efeitos da inflação sobre os salários.

O comando local de greve tem buscado promover atividades que tragam um retorno à população, a fim de explicar os motivos que levaram a categoria a entrar em greve. Estão na programação de greve uma campanha de doação de agasalhos, serviços de assistência à saúde da população, além de atividades culturais.

O Hemocentro do HCPA recebe em média 60 doações por dia, número que sofre grande redução no inverno. Há necessidade principalmente de sangue com fator RH Negativo, de todos os tipos, em especial o “O”. O sangue é utilizado em transfusões realizadas no Hospital. Todo o material coletado é submetido a testes para detectar possíveis doenças que podem ser transmitidas. Após cuidadoso procedimento, o sangue é utilizado no tratamento de pacientes com perda ou deficiência de algum de seus componentes. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e sábado, das 8 às 12h, no 2° andar da Unidade Básica de Saúde (Rua São Manuel, 543).

Requisitos para doar sangue

Idade entre 18 e 65 anos; peso superior a 50 quilos; ter hábitos saudáveis; não estar em jejum; apresentar um documento com foto.

Não pode doar

Gravidez ou amamentação; Doença de Chagas; Hepatite após os 10 anos de idade; Diabetes; Estar gripado; Hipertensão grave; Comportamento de risco para AIDS; Uso de bebida alcoólica há menos de quatro horas da doação; Ser usuário de drogas.

Doar sangue não engorda, não emagrece, não afina o sangue nem o engrossa. Não vicia e não tem risco de se contrair qualquer infecção.O material utilizado na coleta do sangue é descartável e individual, sem nenhuma possibilidade de transmitir doenças.O tempo necessário para a doação é de aproximadamente uma hora.

Fonte: Coordenação de Imprensa da AssufrgS