Servidores da UFRGS e da UFCSPA promoveram palestra sobre Previdência e Dívida Pública

Fotos: Raquel Carlucho

VEJAM FOTOS:
http://www.assufrgs.com.br/site2006/site_novo/?inc=galeria_mostra&galeria_id=423

Maria Lúcia Fattorelli Carneiro, Auditora Fiscal da Receita Federal, ex-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (UNAFISCO), Coordenadora da Campanha Auditoria Cidadã da Dívida, membro e presidente da Comisión para la Auditoria Integral del Crédito Publico do Equador foi a palestrante da atividade de Greve na tarde do dia 12 de julho, na Sala de Atos II.

Foram temas da palestra “as origens da dívida pública brasileira, o tamanho desse endividamento, as contas da previdência, foram os temas abordados pela auditora fiscal da Receita Federal, Maria Lúcia Fattorelli.

A especialista em Dívida Pública Maria Lúcia Fatorelli, informou ao público o montante da Dívida Pública Brasileira com gráficos que serão disponibilizados pelas entidades que quiserem imprimir a Cartilha que a palestrante irá encaminhar.

Participaram da palestra representantes do Movimento Sindical e das Centrais Sindicais: Ricardo Freitas, do Centro dos Auditores do Tribunal de Contas/RS, Neiva Lazzarotto, da Diretoria do CPERS, Luciano Martins, Presidente Sindicatos Professores Municipais de Novo Hamburgo, Joel Oreste, do SINDISPREV e FENASPS, Regina Rodrigues, Comissão Demitidos da FUGAS, Marliane Ferreira, da Direção da CPERS e Mário Azevedo.

A palestra foi promovida pela Assufrgs que representa os servidores da UFRGS e da UFCSPA e destinada a servidores públicos de todos os setores e comunidade universitária. A palestrante esclareceu as dúvidas dos participantes no tocante as questões de cálculos e investimentos dos mitos do “rombo” da Previdência, e da falta de recursos para investimentos em Educação e Saúde.

Segundo Maria Lúcia, que é uma das maiores especialistas em dívida pública no Brasil, o montante de recursos destinados ao pagamento da dívida, em 2010, chegou a 45% do Orçamento Geral da União. Algo em torno de R$635bi, ante R$40bi investidos em Educação. Ela também analisa a política do governo de controle da inflação.

Maria Lúcia Fattorelli também é coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, movimento que tem por objetivo estudar o processo histórico de endividamento do Brasil,esclarecer seus efeitos e promover ações para reduzir os recursos destinados a esse pagamento.