Caravaneiros da Assufrgs já estão em Brasília


Fotos: Charles Almeida (CLG)

Fotos: http://www.assufrgs.com.br/site2006/site_novo/?inc=galeria_mostra&galeria_id=443

Cerca de 40 caravaneiros técnico-administrativos da Assufrgs chegaram na manhã desta terça-feira a Brasília, onde já estavam reunidos grupos de 12 universidades de todo o Brasil.  Estão sendo esperadas mais de 30 representações, totalizando 1500 servidores no acampamento, que acontece no gramado da Esplanada dos Ministérios. Às 14h30min os caravaneiros realizam a primeira caminhada: “Avisar que chegamos – Caminhada passando pelo MEC, pelo Ministério do Planejamento”.
O acampamento tem atividades previstas de terça a quinta, com caminhadas, palestras e apresentações culturais. Haverá vigília até à 1h da madrugada hoje, e amanhã até as 2h.  O objetivo do acampamento é forçar a abertura de negociações com o governo. Os técnico-administrativos estão em greve há mais de 60 dias e ainda não foram recebidos pelo Ministério do Planejamento. As pautas reivindicadas aparecem nas camisetas do “Acampamento de Greve”: por melhores salários, contra a privatização dos HUs e contra a criminalização da greve.
O grupo da Assufrgs chegou às 9h30min e organizou suas barracas, identificadas com adesivos que destacam a participação da UFRGS e da UFCSPA. Para se proteger das adversidades do clima no Planalto Central, os caravaneiros têm utilizado protetor solar e ingerido bastante água. Com grama seca e solo rachado, indicando longo período de estiagem, Brasília tem temperaturas que ultrapassam os 30° e umidade na casa dos 28%.

Comando Local de Greve especial Brasília
Charles Almeida e Thais Aragão