Palestra sobre “Economia Solidária”

Fotos: http://www.assufrgs.com.br/site2006/site_novo/?inc=galeria_mostra&galeria_id=454

O Comando Local de Greve da ASSUFRGS realizou no dia 22 de agosto, na Faculdade de Economia a palestra com a prof.ª Glaucia Campregher do Núcleo de Economia Alternativa e docente da Faculdade de Economia da UFRGS.

A palestra contou com a participação dos servidores que questionaram e puderam opinar sobre as questões que se refere a implementação da Economia Solidária (ES) em diversos segmentos da sociedade.

A prof.ª Glaucia Campregher relatou que a Economia Solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital.

Glaucia afirma que a Economia solidária tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.

Além disso, a ES preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista. A finalidade da ES envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, a ES se projeta no espaço público, no qual estão inseridas.

A prof.ª Glaucia Campregher finalizou a palestra dizendo que o objetivo da ES é a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável.