Conselho da UFRGS decide adiar definição sobre eleição do próximo reitor

Estudantes e funcionários pedem equivalência com votos de professores no pleito

Estudantes e funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que reivindicam maior participação na escolha do reitor da instituição conquistaram nesta sexta-feira um pequeno avanço nas negociações. Após protestos e quase quatro horas de reunião, o conselho universitário resolveu adiar para o dia 16 de dezembro a votação que deve definir os moldes da eleição em 2012.

O movimento do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Associação dos Funcionários da UFRGS (Assufrgs) e da Associação dos Pós-Graduandos (APG) propõe proporção paritária e eleições diretas para a definição do próximo reitor. Atualmente, as regras da dão maior peso para votos de professores (70%), e menor para votos de alunos e funcionários (15% cada).

 Apesar de muita oposição, nós conseguimos sensibilizar alguns professores, que defenderam o adiamento na reunião. O resultado de hoje foi uma vitória, mas ainda não garante a paridade. O que nós conquistamos foi apenas mais tempo para debater o tema com a comunidade acadêmica — disse o representante do DCE, estudante de Ciências Sociais, Guilherme Andreis.

Segundo ele, representantes do DCE, da APG e da Assufrgs pretendem se reunir na semana que vem para definir os rumos da campanha. A panfletagem deve continuar nos campi, em busca de novos apoiadores à causa.

 Fonte: ZERO HORA

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *