Eleições para Reitor

Apesar do protesto de alguns membros representantes dos Técnico-Administrativos em Educação e dos estudantes, o Conselho Universitário da UFRGS (CONSUN) aprovou dia 13 de abril, às normas que regerão a consulta à comunidade universitária com vistas à indicação dos novos reitor e vice para o próximo período.

Pela primeira vez, na história recente, em flagrante retrocesso o CONSUN sacramentou na norma o odioso e anti-democrático peso de 70% dos votos para a categoria docente.

Abertamente ninguém defendeu este percentual, mas alguns alegaram o respeito à lei federal imposta por FHC. O que se discutiu porém, foi no uso da Autonomia Universitária, a proposta de não explicitar estes percentuais no regimento eleitoral, o que possibilitaria a contagem de forma mais democrática e até paritária como já fizeram várias universidades Brasil afora.

Resultado, a supressão do artigo que tratava do tema (70/15/15) foi rejeitada pela maioria, ou seja, os TAEs e estudantes que votarem terão peso ínfimo na escolha da nova administração central.

Não é mais possível aceitarmos, muitas vezes impassíveis, que em pleno século 21 a grande maioria da comunidade da UFRGS, seja alijada na prática de sua gestão através de normas absolutamente autoritárias.

Não ao retrocesso!
Paridade Já!

 

Neco – Representante dos TAES no CONSUN.

                              

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *