Entidades sindicais participam de reunião com o MPOG

 reuniao3008

No último dia 30 de agosto, a Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, se reuniu com representantes do Fárum das Entidades dos Servidores Públicos Federais. As entidades que estiveram presentes foram  FASUBRA, CUT, CONLUTAS, CTB, SINASEFE, CONDSEF, ANDES, CNTSS, ASFOC, SINAL, UNACON, FENASPES, ASSIBGE, SINDIFISCO., recebidas pelo secretário Sérgio Mendonça e equipe.

Os representantes sindicais iniciaram a fala questionando  os sete pontos apresentados pelo fórum das entidades e criticando  a postura do governo publicada pela imprensa de que o governo estaria com agentes infiltrados investigando as greves. “há uma enorme preocupação da bancada sindical com relação à naturalidade com que a mídia vem pautando em seu noticiário as ações ocorridas de arapongagem e infiltrações de agentes da ABIN no movimento”, indagaram as entidades. 
Em resposta, o governo disse que não é defensor de nenhum projeto que venha restringir direitos e que não compartilha com a declaração feita na imprensa. Informou que devemos construir as relações de trabalho. “O período de greve neste ano de 2012 nos trouxe vários ensinamentos. Faremos o necessário para que haja a regulamentação do direito de greve. A lei que regulamenta a greve no setor privado não é uma própria para o setor público”, afirmou o secretário.
Anunciou, ainda, um pequeno avanço na pauta de benefícios com repercussão anula de cerca de 800 milhões de reais, sendo o valor do auxílio alimentação acrescido em R$ 69,00, passando a R$ 373,00 e o auxílio saúde tendo reajuste de 15% a 30%, com o percentual maior sendo aplicado na faixa etária maior, ambos vigorando a partir de janeiro de 2013.A bancada sindical questionou o governo sobre o ínfimo reajuste dos benefícios e cobrou uma política de reajustamento anual dos valores, lembrando ainda que o secretário havia se comprometido em trabalhar para que o reajuste fosse aplicado ainda no ano de 2012.
O secretário afirmou que os valores só foram reajustados por conta da pressão dos movimentos e que é simpático a definição de uma política de reajustamento anual dos benefícios, se comprometendo a fazer o debate por dentro do governo. A reunião foi encerrada com a próxima reunião da mesa marcada para o dia 27 de setembro próximo.

FASUBRA Sindical

http://www.fasubra.org.br/index.php/fasubra/99-entidades-sindicais-realizam-reuniao-com-o-mpog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *