Deu na mídia (CP) Ufrgs publica novo edital de inscrição para vestibular 2013

Os cerca de 40 mil candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) devem consultar, a partir desta segunda-feira, o novo edital para inscrição. O documento elaborado pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperse) complementa e retifica as normas anteriores do concurso, conforme a Lei das Cotas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União de hoje e estará disponível também no site do vestibular.

 Pelas novas regras, serão reabertas as inscrições da 0h desta terça-feira até as 23h59min do dia 5 de novembro. Candidatos que tiveram sua inscrição efetuada e confirmada pela Coperse, conforme o primeiro edital, deverão fazer reopção dentro da modalidade em que se enquadrarem. Já quem ainda não se inscreveu terá uma nova oportunidade. Candidatos que concorrem pelo sistema universal e não pretendem alterar a opção, não precisam fazer nova inscrição.

 O vestibular da Ufrgs, que havia encerrado as inscrições no dia 21 deste mês, mesmo com a reabertura de prazo manterá a data das provas no período de 13 a 16 de janeiro, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé. Neste vestibular, continuará ocorrendo reserva de 30% das vagas de todos os cursos de graduação ao Programa de Ações Afirmativas. Com a adequação à nova legislação, a reserva de vagas exige de todos a conclusão do ensino médio em escola pública.

 As cotas serão subdividas em quatro modalidades conforme o critério de renda e registro de autodeclaração étnico-racial (negro, pardo ou índio). Outra mudança importante é que antes a Ufrgs exigia metade do ensino fundamental e todo o médio no ensino público. Agora para habilitar-se às cotas, basta a conclusão do ensino médio completo em instituição pública para disputar vaga de cotista.

Fonte: Correio do Povo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *