Câmara e Senado vão pedir ao STF decisão sobre vetos e Orçamento

Entrevista com o Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Henrique Eduardo Alves

Alves: alguns partidos da base também vinculam a votação dos vetos ao Orçamento.

Os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, devem procurar ainda hoje o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e solicitar que ele leve ao plenário do tribunal o debate sobre a possibilidade de votar o Orçamento antes de analisar os vetos presidenciais pendentes. 

No fim do ano passado, uma liminar do ministro determinou que o Congresso analise os 3.210 vetos pendentes em ordem cronológica. A decisão impediu que os vetos à lei que redistribuiu os royalties do petróleo (12.734/12) fossem votados antes dos demais. Ao mesmo tempo, permitiu a interpretação de que se os vetos não fossem votados a pauta do Congresso ficaria trancada para qualquer outra deliberação, incluindo o Orçamento.

Alves reiterou a sua previsão de que, até que saia essa decisão, o Orçamento não será votado nesta semana. Segundo ele, “o prazo do bom senso e a busca pelo consenso” levariam essa votação para a próxima semana.

Oposição e base aliada
“Muitos partidos estão questionando que só votarão o Orçamento depois dos vetos, por interpretação da liminar do STF. Estamos tentando chegar a um acordo, clarear esse ponto junto ao Judiciário e ao Executivo para chegar ao consenso”, disse Alves.

O presidente da Câmara acrescentou: “Eu não falo pelo governo, e a oposição está estabelecendo, ao meu ver, corretamente, que os vetos devem ser votados. E não é só a oposição. Alguns partidos da base também estão vinculando a votação dos vetos ao Orçamento.”

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que há dois caminhos para o Congresso Nacional: aguardar a manifestação do plenário do Supremo ou estabelecer consenso para apreciar os vetos como construção do Legislativo. Questionado sobre a sessão do Congresso marcada para hoje, Renan disse que ela não foi cancelada, mas como há essa vinculação por parte de vários partidos, “dificilmente a sessão terá a eficácia que todos queremos”.

Reunião de líderes
Foi mantida a reunião de líderes partidários da Câmara hoje, às 15 horas.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/435659-CAMARA-E-SENADO-VAO-PEDIR-AO-STF-DECISAO-SOBRE-VETOS-E-ORCAMENTO.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *