ASSUFRGS Reúne com a Reitoria – dia 09/04

Pauta: 30 horas – Flexibilização da Jornada de Trabalho

Realizou-se, às 14 horas, da última terça-feira, a segunda reunião entre a ASSUFRGS e a administração da UFRGS para tratar da flexibilização da jornada de trabalho. Participaram, pela ASSUFRGS, Gabriel Focking e Rosane Bercellos, pela Coordenação, Karen Luana Wasem e Rui Muniz, pelo Conselho de Delegados (CD), e Antonieta Xavierpela UFRGS estavam presentes o Reitor, Carlos Alexandre Netto, o vice-Reitor, Rui Oppermann, Maurício Viegas e Vânia Pereira,

pela PROGESP, e Flávio Mello pelo Gabinete da Reitoria. 

O Reitor iniciou a reunião afirmando que aceitava a proposta que fizemos, na primeira reunião, na semana passada, de criação de uma comissão institucional para estudar a questão; no entanto, propôs que a comissão fosse composta por 2 representantes da administração, 2 dos diretores, 2 do fórum de assessores e 2 representantes da ASSUFRGS. Complementou dizendo que o resultado deste processo serviria de referência para posição a ser adotada pelo CONSUN.

Nossa posição, foi de que tínhamos acordo com a criação da comissão e, a exemplo de outras IFES, nossa proposta é que deveria ser paritária com relação a número de representantes da ASSUFRGS e da UFRGS (no caso, 6 da ASSUFRGS e 6 da UFRGS), com objetivo explícito de desenvolver estudo sobre a flexibilização da jornada de trabalho. Deixamos claro que qualquer posição diferente desta apenas poderia ser tomada a partir das instâncias da ASSUFRGS; informamos que constituímos o GT 30h e que estávamos fazendo debate com a categoria através de Reuniões nas Unidades, Reunião do CD e Assemblei Geral (AG) com paralisação dia 17 de abril.

Ressaltamos a importância também da participação da CIS.

Finalizando a reunião, Carlos Alexandre informou que a administração iria encaminhar um convite para que a ASSUFRGS participasse da comissão nos termos que havia apresentado, deixando aberta a possibilidade de inclusão da CIS. Com relação a uma possível não aceitação desta proposta por parte da ASSUFRGS, o Reitor disse que poderia acontecer uma mesa de negociação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *