21 de maio: dia de mobilização pelas condições de Saúde e Segurança no Campus do Vale

ASSUFRGS, APG, DCE e ANDES/UFRGS organizam hoje, 20/05, no campus do Vale, mobilização por melhores condições de saúde e segurança no campus. A data marca os seis meses do falecimento do estudante Zilmar da Costa Pereira, em 19 de novembro do ano passado, acometido por um mal súbito e faleceu durante uma aula no Instituto de Física, no Campus do Vale da UFRGS.

A comunidade universitária ficou abalada: pela lamentável perda humana e porque mais uma vez ficou evidente que as condições de saúde, segurança e acesso no campus seguem precárias.

 Comprovou-se, da pior maneira, a necessidade de de uma unidade médica devidamente equipada e preparada para situações de urgência, além de uma unidade móvel e um número de telefone de emergência do próprio Campus.

 O Campus congrega diariamente de 15 a 20 mil pessoas e isso por si só justifica a necessidade de uma estrutura adequada. Mas além disso, são numerosas as atividades aí desempenhadas que sinalizam situações de risco.

 O trágico falecimento do acadêmico Zilmar suscitou mobilização, realização de reuniões, debates e abaixo-assinado. Mas, passados seis meses tudo continua igual. Segundo nota da Reitoria expedida na época, o procedimento padrão previsto é “chamar uma ambulância”. 

E aí? Esperamos quanto tempo até que o veículo chegue? Cruzamos os dedos e torcemos para que tudo acabe bem? Desde o falecimento de Zilmar, houve outras ocorrências que requeriam atendimento emergencial de profissionais médicos e/ou paramédicos. Continuaram sendo resolvidas na base da improvisação e na solidariedade de colegas, amigos, funcionários. Felizmente, não aconteceu o pior. Mas, até quando vamos continuar apostando na sorte?

 A premência das questões de saúde, segurança, acesso, emergência no Vale não podem cair no esquecimento até o próximo desfecho trágico. É necessário mobilização para que estas questões sejam tratadas como vitais!

É o que motivou ASSUFRGS, APG, DCE e ANDES/UFRGS a definir o dia 21 de maio como: Dia de Mobilização pelas Condições de Saúde, Atendimento Médico, Segurança e Acesso no Vale! A conquista destas melhorias é tarefa da unidade e mobilização de todos nós: docentes, estudantes, funcionários!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *