GT de Saúde e Segurança do Trabalhador realiza seminário sobre ambiente de trabalho e saúde do servidor

Acidentes, doença de trabalho, assédio moral: condições de trabalho! O Seminário Legislação, Normas e Conformidades, realizado pelo GT de Saúde e Segurança do Trabalhador da ASSUFRGS, discutiu as normas regulamentadoras do trabalho dos servidores técnicos e docentes da UFRGS, nesta última quinta-feira (08).

Técnicos e docentes membros do GT participaram do seminário, que tem o objetivo de nivelar os temas relativos à saúde e o ambiente de trabalho cotidiano dos servidores técnico-administrativos. Assim como avaliar o funcionamento das diretrizes e o descaso dos governos e da administração pública no cumprimento das normas das condições de saúde dos trabalhadores.

“Os ambientes diversificados de trabalho na UFRGS reproduzem quase a totalidade existente na sociedade, portanto, estamos expostos a riscos físicos, biológicos, químicos e ergonômicos. Uma universidade que se diz a melhor do país e busca esse reconhecimento não pode esquecer da saúde do seu trabalhador”, resgata Marcia Tavares, no IV Encontro de Saúde e Segurança, realizado em junho deste ano.

 Rui Muniz, coordenador do GT, abriu o espaço, que discutiu  critérios para desenvolver diagnósticos de Saúde e Segurança nos diferentes ambientes de trabalho da UFRGS, UFCSPA e IFRS.  Com os relatórios gerados a partir deste diagnóstico, construídos por profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho, será possível uma avaliação mais profunda dos ambientes de trabalho, as formas, meios e recursos adotados nos processos acadêmicos, da organização do trabalho, e a saúde e segurança dos servidores e da comunidade acadêmica.

A Coordenadora de Saúde da Assufrgs, Maria de Lourdes Ambrósio, acompanhou o seminário e mostrou a preocupação diante das irregularidades cometidas pela UFRGS diante de seus trabalhadores. “Somente agora a nossa Universidade está realizando licitação para realizar PPCI – Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios – em todos os seus prédios”, disse Maria de Lourdes.

Convidamos os técnicos e docentes da UFRGS para a próxima etapa, no dia 22 de agosto, quinta-feira, com o tema Normas Regulamentadoras e Inspeção Predial. O local e horário serão disponibilizados no site da ASSUFRGS, ou em contato com o sindicato pelo (51)3228-1054.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *