Coordenador do GT Segurança da ASSUFRGS participa de reunião no MPOG, que discute cargo de Vigilante.

No último dia 12, foi realizada reunião no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em Brasília. O Coordenador financeiro e do GT Segurança da ASUFRGS Mozarte Simões participou conjuntamente com os diretores da FASUBRA Diego, Rogério Mazola, Darci e Ângela e representantes dos vigilantes Lima (UNB), Moacyr, Dornelas e Isalino da (UFJF). A reunião contou também com a presença da Deputada Federal Margarida Salomão.

Pelo MPOG, estavam presentes o Secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do MP, Sr. Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça e pela parte Jurídica Sr. Eduardo.

A reunião teve início com o relato sobre a violência nas Universidades Federais, pela Deputada Margarida Salomão. Em seguida, a FASUBRA interveio trazendo a importância do cargo de vigilanete e também o entendimento de que o mesmo não está extinto.

O Vigilante Mozarte Simões, pela ASSUFRGS, mostrou ao secretário todos os documentos que fundamentam as reivindicações e posicionamento dos servidores:

nota técnica do senado federal; nota técnica elaborada pelo representante jurídico da Assufrgs juntamente dom o GT Segurança da entidade; nota técnica elaborada pelo escritório Wagner Advogados solicitada pelo SINASEFE; entre outros, todos conclusivos que o cargo de vigilante não está extinto.

Os documentos foram deixados para o MPOG, e também foi entregue ao secretário um dossiê de ocorrências geradas nos campi das universidades com mais de 200 páginas. Os demais vigilantes fizeram suas intervenções todos na mesma linha.

Após as intervenções dos vigilantes e da FASUBRA, o Secretário afirmou que não tinha conhecimento de tais documentos, e que as provas apresentadas a ele eram contundentes e de grande fundamento. O Secretário afirmou, ainda, que a secretária irá realizar um estudo e entrar em contato com MEC, ANDIFES e CONIFE para saber se os mesmos tem conhecimento deste estudo, bem como o posicionamento das entidades quanto a concurso público para vigilantes. O Secretário disse que o cargo de Vigilante tem especificidade diferente dos outros cargos de segurança federal, uma vez que atuam em uma “cidade” universitária, com população de pessoas e veículos muito maiores que várias cidades do Brasil, e desta forma seria um cargo diferenciado dos demais.

O representante jurídico de imediato não contestou os documentos, mas solicitou que deixássemos com eles para realizarem um estudo jurídico.

A reunião terminou com o encaminhamento de a FASUBRA e a Deputada Margarida Salomão serem o canal de resposta do MPOG, e o indicativo de caso precise de assessoria sobre a pauta, solicitará ajuda do GT Segurança Nacional da FASUBRA.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *