Reitoria da UFRGS vincula a Direção da Creche e Brinquedoteca ao Colégio de Aplicação, surpreendendo a todos.

Os servidores da UFRGS se mobilizaram na manhã desta terça-feira (26), em repúdio às decisões unilaterais e antidemocráticas da Reitoria, após tomarem conhecimento de que a atual direção está vinculada ao Colégio de Aplicação – portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 25/11/2013.

Essa decisão, na prática, incorpora a Creche e a Brinquedoteca ao Colégio Aplicação, sem responder a muitas questões apresentadas pela Comissão de Pais/Mães, Servidores e ASSUFRGS.

A comunidade acadêmica realizou ato em frente a Creche nesta manhã, com paralisação do atendimento às crianças, solicitando a presença do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, que acabou se fazendo representar pela Vice-Pró-Reitora Vânia Cristina dos Santos Pereira.

A Vice-Pró-Reitora Vânia Cristina dos Santos Pereira, em seu discurso oficialesco se limitou a dizer que os direitos estavam garantidos, mas que só sairá reunião com a Comissão depois que tiver resposta da Procuradoria sobre questões legais. O posicionamento da Reitoria é explicito: diz no discurso que é a favor dos direitos dos trabalhadores, não dá nenhuma garantia em relação a isso; e, na prática, caminha para retirar os direitos conquistados pelos trabalhadores, na defesa de uma vida de qualidade para exercício de suas funções.

A Reitoria que, em reuniões anteriores do CONSUN, afirmou inúmeras vezes a garantia da abertura da creche para as crianças de 0-3 anos, e a incorporação das crianças de 04-05 anos ao Colégio Aplicação; bem como reunião com a Comissão de Pais/Mães, Servidores e ASSUFRGS. No entanto, desde então, não recebeu a Comissão, excluindo a possibilidade de discutir questões relativas à transição da Creche/Brinquedoteca para o Colégio Aplicação.

Essa transferência ocorre a portas fechadas pela Reitoria, indo de encontro aos direitos conquistados pela classe trabalhadora no curso da História e a direção da Creche, segundo a Comissão, foi chamada somente para ser comunicada. A portaria tem vigência até 24/06/2015, e não garante a permanência e o funcionamento da Creche. Para preservar uma educação de qualidade às crianças, como a que é prestada pela Creche Francesca Zacaro Faraco há 41 anos, a ASSUFRGS segue na LUTA junto aos Pais/Mães e Servidores, pela permanência da Creche/Brinquedoteca da UFRGS, e manutenção dos direitos dos trabalhadores que estão sendo desmantelados a serviço da Reitoria e dos Governos. Nenhum direito a menos! Qualidade não se retira, se garante!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *