Reunião do Fórum dos Federais do Rio Grande do Sul prepara lançamento da Campanha Salarial de 2014

 

 

O Fórum dos Federais/RS, o qual fazem parte os sindicatos e entidades do Serviço Público Federal, se reuniu no último dia 12, para discutir a Campanha Salarial de 2014, bem como os informes das entidades quanto o indicativo de greve para o próximo ano. Estavam presentes na reunião a ASSUFRGS, o SINDISPREV-RS, SINASEFE, SINDSERF, SINTRAJUFE, Colégio Militar e SIDFAZ.

As entidades deliberaram a data de lançamento da Campanha Salarial para 22 de janeiro, com ato e coletiva de imprensa para informar ao conjunto da sociedade as reivindicações dos Servidores Públicos Federais. A campanha contará com faixas e materiais de divulgação, organizados pelas entidades e, também, apoio político e sindical de demais trabalhadores que estão lado a lado na luta dos Federais.

 

Nota de Solidariedade

O Fórum aprovou, também, nota de solidariedade à greve dos Metroviários e nota de apoio à companheira Rejane (Cpers) que vem sofrendo ameaças de morte, por desconhecido via ligações telefônicas. A nota de solidariedade à Companheira Rejane pode ser lida clicando aqui. 

 

Próxima Reunião

Ficou encaminhada, ainda, a próxima reunião do Fórum, para o dia 15 de janeiro, às 10h no Sindisprev-RS. A pauta será: 1 – Informes; 2- Conjuntura; 3- Eixos; 4 – Organização do dia 22/01; e reunião com os diretores de imprensa e jornalistas para pensarem a campanha. Para as próximas reuniões, haverá rodízio do local das mesmas.

 

Relato das Entidades

Os sindicatos presentes, ainda, apresentaram informes em relação à Campanha Salarial e a construção da Greve de 2014. São eles:

 

Sindserf: Foi aprovado, no Congresso da Condsef, calendário com indicativo de greve para a primeira quinzena de março. Em janeiro, junto com os demais Federais, deve ser lançada a Campanha salarial nos estados.

Eixos aprovados: política salarial; paridade entre ativos e aposentados; data-base; regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira; retirada dos PLs que prejudicam os trabalhadores.

 

Assufrgs: Assembleia da Assufrgs aprovou, por unanimidade, indicativo de greve para fim de março/início de abril de 2014 – a favor da greve conjunta com os Federais.

Eixos: Política Salarial; Data-base; reabrir efetivamente a discussão estratégica em torno do Plano de Carreira; Direito de Greve; e outras. Clique aqui e veja a matéria completa com as pautas defendidas pelos servidores da ASSUFRGS.

 

Sinasefe: Foi deliberado, na 119ª Plenária Nacional do SINASEFE, a construção de uma Greve Unificada com as demais categorias de Servidores/as Públicos/as Federais (SPFs), caso o Governo não atenda as reivindicações da Campanha Salarial 2014.

Eixos: pela anulação da Reforma da Previdência do Mensalão; contra a Funpresp; contra a criminalização dos Movimentos Sociais; contra o PL 4330, da terceirização; contra a Lei Antigreve que o Governo quer criar; pela flexibilização da jornada de 30 horas para os TAEs; contra o controle de ponto aos/às docentes do EBTT; pela isonomia de direitos; e criação da Carreira Única dos Trabalhadores da Educação.

Em fevereiro, nova plenária será realizada; e se aprovada a greve, será para depois de março, uma vez que o Congresso está marcado para a última semana de março.

 

Sintrajufe: Adesão ao Calendário dos SPF’s aprovada em plenária da Fenajufe. A decisão será ratificada ou não em assembleia gerais nos Estados.

Eixos: Data-base, política salarial que reponha as perdas de 49%, plano de carreira e direito de greve.

 

Sindisprev-RS: O Sindisprev-RS lançará a Campanha Salarial até o fim de janeiro, junto às demais categorias do Funcionalismo Público Federal. Participará da reunião do dia 15 de janeiro para aprovar as definições sobre o início das mobilizações e paralisações a serem definidas pelo conjunto dos trabalhadores. O Seguro e a Seguridade Social também defendem paridade entre ativos e aposentados; reajuste real; 30 horas para todos (as); fim do Fator Previdenciário, fim do assédio moral nos locais de trabalho; contra a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que privatiza a saúde pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *