Acompanhe a mobilização da campanha salarial dos SPFs

 

As entidades do serviço público federal (SPFs) se movimentam em torno da campanha salarial 2014. Desde o lançamento nacional da campanha unificada dos SPFs ocorrida dia 05 de fevereiro, já aconteceram atividades de diversas categorias. A Plenária da FASUBRA já foi noticiada aqui, e tem deflagração de greve para 17 de março pelas pautas específicas dos técnicos. Acompanhe a movimentação do ANDES (categoria dos docentes das universidades), SINASEFE (docentes e técnicos dos IFs) CONDSEF (várias categorias do executivo), e FENAJUFE (servidores do judiciário).

ANDES

33ª Congresso do ANDES-SN realizado em 15 de fevereiro, aprovou apoio a mobilização dos SPFs e um dia nacional de paralisação em 19 de março. Aprovou ainda reunião nacional do setor das Ifes, onde estará na pauta a retomada da greve dos docentes, suspensa em 2012, a greve unificada e a definição das estratégias de luta e negociação. Para ler a íntegra da matéria, clique aqui.

SINASEFE

Boletim do SINASEFE de 15 de fevereiro aponta que a entidade terá reunião da Direção Nacional nos dias 22 e 23 onde estará em debate a construção da greve. A reunião debaterá também o 28° Congresso eleitoral da entidade, que se realizará de 27 a 30 de março. Para ler a íntegra da matéria, clique aqui.

CONDSEF

Nota divulgada dia 07 de fevereiro afirma: “o Ministério do Planejamento se comprometeu a apresentar resposta formal à pauta dos federais antes do carnaval. A resposta será importante para que os servidores possam analisar a partir da postura que o governo irá adotar. A orientação de todas as entidades é promover assembleias por local de trabalho a partir desse mês para discutir os rumos da campanha salarial e definir a necessidade de deflagrar uma greve geral pelo atendimento de demandas urgentes, incluindo aí acordos firmados e ainda não cumpridos pelo governo”. A base do CONDSEF representa 80% dos servidores do executivo. Para ler a íntegra, clique aqui.

FENAJUFE

Em matéria publicada pela FENAJUFE dia 10 de fevereiro, eles informam: “No calendário de lutas, foi marcada uma semana nacional de mobilização para acontecer de 24 a 28 de fevereiro. Ficou indicada, ainda, para 19 ou 26 de março, dia nacional de paralisação, com marcha à Brasília, em conjunto com os servidores públicos federais. A fixação da data depende da definição do Fórum das Entidades Nacionais dos SPFs, que reúne-se no próximo dia 18/02 para fechar a data e a organização da atividade. No dia seguinte a este ato, a Fenajufe realizará sua segunda Reunião Ampliada do ano. A respeito das reivindicações, a Reunião Ampliada ratificou a pauta unificada dos SPFs e aprovou uma pauta específica para o Judiciário Federal e o MPU, onde a busca da reposição das perdas salariais acumuladas desde junho de 2006 é um dos itens em destaque”. Está indicado no título do informe “greve para a primeira quinzena de abril”, mas sem confirmação no corpo do informe.  Para ler a íntegra, clique aqui.

Panorama atual

Chegamos a segunda metade de fevereiro e a única entidade que deflagrou greve é a Fasubra. As outras categorias dos SPFs estão debatendo em seus fóruns essa possibilidade, mas ainda não há definições. A Fenajufe indica greve para a primeira quinzena de abril, embora não a tenha aprovado.  Há um consenso, no entanto, de que a falta de uma política salarial justa é um grande problema e há a necessidade  da definição de uma da data base e da realização de negociação coletiva que reduza o ciclo de greves intermináveis e sem resultados efetivos das categorias dos SPFs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *