Funcionários da CEEE em greve realizam manifestação

Os trabalhadores da CEEE encontram-se em greve desde a última segunda-feira, dia 31 de março. A decisão foi tomada pelos eletricitários de forma unânime, na quinta-feira passada, dia 27 de março, em assembléia realizada no pátio do CAENMF (Centro Administrativo da CEEE em Porto Alegre) e em diversos postos de trabalho espalhados pelo interior.

Os trabalhadores reivindicam 12% de reajuste salarial, aplicado também às demais cláusulas econômicas (Plano de Saúde e Vale Alimentação), bem como o pagamento do PPR (Participação nos Resultados), cortado desde 2012, e o retorno do Plano de Cargos e Salários (PCS), que está com as suas vagas congeladas pela empresa também desde 2012. Os trabalhadores vêm sofrendo seguidas perdas na sua renda com o corte de benefícios (PPR e PCS) e reajustes no plano no plano de saúde que não acompanham os aumentos dados aos trabalhadores. Além disso, os eletricitários também cobram uma maior transparência da empresa a respeito da sua situação econômica e financeira, que atualmente é desconhecida pelos trabalhadores, bem como uma maior participação na elaboração dos planos de recuperação financeira, e na reestruturação da empresa.

A diretoria da CEEE ofereceu 5,38% (INPC acumulado de março de 2013 e março de 2014), parcelado em quatro vezes, aplicado somente aos salários, sem impacto nas demais cláusulas econômicas.

A adesão geral à greve está em torno de 50% a 60%, com 70% de adesão em áreas fim, como tele-atendimento, áreas operacionais e emergência.

Nesta quarta-feira, 02 de abril, a partir das 9h 45min, a categoria realizou uma caminhada que partiu da Esquina Democrática, e seguiu rumo ao Palácio Piratini e Assembléia Legislativa. O sindicato dos eletricitários, Senergisul, pretende reuniram-se com deputado Raul Carrion na Assembleia Legislativa, e foram recebidos pela Casa Civil do Governo Tarso Genro, onde expuseram a situação da empresa e as reivindicações dos trabalhadores.

Texto de Rodrigo Schley

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *