3 de Março: dia de lutas nas Universidades pela reposição salarial

Assembleia Geral dos servidores da UFRGS, UFCSPA e IFRS realizada hoje (26/02) no Auditório da FACED, deu o pontapé inicial na campanha salarial 2015. 112 pessoas assinaram a lista de presença.

Aprovada a programação da paralisação do dia 3 de março. No Auditório da FABICO, a partir das 9h da manhã, centrais e sindicatos do serviço público federal debaterão o índice de reajuste de 27,3%, bem como a conjuntura da campanha salarial. Na parte da tarde, no mesmo lugar, um painel sobre os desafios das mulheres, em referência a semana das mulheres.

Foi aprovado ainda a elaboração de um material para divulgar o significado negativo da EBSERH para os hospitais. Esse material será divulgado no dia nacional de luta contra a EBSERH, dia 06 de março.

E por fim elegeu-se os delegados para a Plenária Nacional da FASUBRA, que ocorrerá no Rio de Janeiro, dias 7 e 8 de março. Pela votação, 3 delgados representarão o Grupo Peleia e Independentes, 1 o Grupo Ressignificar a FASUBRA, e 1 a Chapa Tribo/CTB e Independentes.

A Assembleia terminou em clima da unidade com a foto de todos em torno da faixa da campanha salarial, cujo eixo é a data-base, a recomposição das perdas salariais e a busca do aumento real.

Conselho de Delegados

O Conselho de Delegados da Assufrgs se reuniu antes da Assembleia Geral, também na sala 102 da FACED. Na reunião, o docente Robert Ponge saudou os técnico-administrativos e explicou os ataques que o serviço público vem sofrendo por parte do governo, segundo o qual cortou 30% do orçamento destinado à Educação. Ponge propôs solicitação de audiência do Andes, Assufrgs e demais entidades com a reitoria para tratar assunto.

Os TAES discutiram outras questões como Campanha Salarial; ato no dia 8 de março contra a violência à mulher, na redenção, às 10h; ajuda no GT Carreira para estudo de perfil dos técnico-administrativos em educação; e acompanhamento da assessoria jurídica do sindicato para auxiliar na formulação do Estatuto da Assufrgs no próximo Conassufrgs.

Tomou posse, ainda, o delegado João Ribeiro da Cunha Neto, da UFCSPA, no lugar da delegada Maria Isabel Winter.

Encaminhamentos do Conselho de delegados:

Audiência com o reitor junto ao Andes/RS; Priorização da pauta da Campanha Salarial 2015 Política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias e data-base; realização de panfleto sobre a EBSERH e nota publicada em jornal de grande circulação para o dia 06 de março – quando será realizado Ato contra a EBSERH no Rio de Janeiro; participação dos Delegados Joana, Rafael e Iara no GT Carreira para estudo do perfil do técnico-administrativo em educação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *