Suplente de Lasier recebe projeto de lei de reposicionamento dos aposentados das Universidades

Uma antiga reivindicação dos servidores da UFRGS, bem como do conjunto de Universidades da base da FASUBRA, foi apresentada hoje (13/03/15) ao suplente do senador Lasier Martins (PDT/RS). O PLS 53/2011 altera o art. 15 da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, para dispor sobre o posicionamento dos aposentados e pensionistas nas tabelas remuneratórias constantes do Anexo I da Lei.

“A gente está há vários anos tentando fazer o reposicionamento” relembra o coordenador de assuntos de aposentadoria Mauro dos Anjos ao advogado Cristopher Goulart, que tem a tarefa de articulação política do mandato de Lasier. “O [senador] Paulo Paim criou esse projeto de lei , o PLS 53/2011, que fala sobre reposicionamento, e a partir de 2011 nós estamos na luta pela aprovação do projeto”, afirmou, lembrando que o próprio Paim não pode relatar o projeto por ser autor. 

“Quando veio essa nova lei [Lei 11091/05], todos aqueles cursos que os aposentados fizeram não contaram. Eu deveria estar no final de carreira”, explica o aposentado Roberto D’Ávila, informando ao senador que em virtude da não aceitação dos cursos, foi aposentado niveis abaixo do que o final da carreira. “Eu perco pelo menos 600 reais por mês”, lamentou.

Foi informado ainda ao suplente do senador que várias Universidades, como o caso da Federal de Viçosa, já decidiram via CONSUN fazer o reposicionamento dos aposentados. “Vou procurar me informar sobre o projeto, a matéria é nova para mim, mas eu sou advogado, tenho uma certa familiaridade com leis. Vou procurar me informar com o senador Paim”, afirmou Cristopher.

O suplente de Lasier, neto do ex-presidente João Goulart, lembrou que seu avô se formou na UFRGS. Os coordenadores da Assufrgs lembraram-no de que sua ajuda pode honrar duplamente a memória de seu avô. “Ele foi conhecido por estar ao lado dos trabalhadores e foi formado na UFRGS”, lembrou o coordenador de imprensa Igor Pereira.

“Já faz mais de dez anos que os aposentados lutam por esse projeto de reposicionamento. Alguns já morreram antes de ver esse sonho realizado. Sempre que fazemos debates sobre o tema, aparece gente de Santa Maria, Pelotas e outras partes do Rio Grande do Sul e Brasil”, lembrou a coordenadora de aposentadoria Maria de Lourdes Ambrosio. Cristopher ouviu atentamente a reivindicação, pegou os contatos dos coordenadores e prometeu dar retorno sobre a conversa com Paim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *