Conselho de Delegados apoia indicativo de greve e institui comissão sobre a terceirização

Na última segunda-feira, o Conselho de Delegados se reuniu, em caráter extraordinário, para debater o indicativo de greve da Fasubra que será analisado pela base da UFRGS, UFCSPA e IF-RS, no próximo dia 21 de maio. Além da mobilização, foram tratados outros temas, com destaque para a situação dos trabalhadores terceirizados nas instituições.

 

A respeito da greve, os delegados relataram as reuniões que já foram realizadas nas unidades, e destacaram a aprovação de que o dia seja de paralisação para contribuir com a mobilização dos técnicos. Também, foi feita uma análise da conjuntura no Brasil e no mundo com os desafios que os trabalhadores têm que enfrentar. A necessidade de engajamento nas lutas populares do Brasil e da América Latina. Por unanimidade, votaram o apoio ao indicativo de greve do dia 28 de maio.

Outro tema discutido foi o problema da terceirização, a partir de relato sobre fatos ocorridos na UFRGS. Além do constante atraso de salários, há informações de redução de funcionários e perseguição aos líderes dos movimentos recentes que trancaram ruas a pararam os serviços de limpeza na Universidade. Para cobrar da Reitoria providências sobre esses e outros acontecimentos relativos aos trabalhadores terceirizados, foi formada uma comissão com membros da base, do Conselho e da Coordenação: Charles Almeida, Rui Muniz, Jorge Torres, Márcia Tavares e Tônia Duarte. A comissão está aberta a demais interessados especialmente servidores das outras instituições que compõem o sindicato – UFCSPA e IF’s.

Posse

Na reunião foi ratificada a alteração de parte dos coordenadores da Assufrgs da chapa 1 (Peleia). Maria Luiza Ramos assume a coordenadoria de aposentados; Mário Pereira passa para a coordenadoria Financeira; e Maria de Lourdes Ambrosio assume o jurídico.

 

Reunião Conassufrgs

Uma vez que a reunião para organização do Conassufrgs não foi realizada, atendendo a deliberação anterior do Conselho, foi marcada a data de 27 de maio (quarta-feira), às 16h, para a primeira reunião. O local é a sede da Assufrgs. Foi destacado que a reunião é aberta e deve ser amplamente divulgada para possibilitar a participação dos interessados.

 

Transporte dos técnicos lotados fora de Porto Alegre

O Conselho aprovou o pagamento da van contratada para transporte dos servidores do Ceclimar para a assembleia de escolha dos delegados ao Confasubra, ocorrida em 16 de abril. A decisão também destaca que, a partir do regramento aprovado pela Coordenação da Assufrgs, esse deve ser observado por todos os delegados e membros da base. Esse regramente deverá ser divulgado amplamente pelos canais de comunicação da Assufrgs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *