Seminário Polarização Social e Direitos Humanos

O Seminário Polarização Social e Direitos Humanos ocorreu no último dia 10, no Salão de Atos II da UFRGS, com a presença dos palestrantes Prof. Dr. Juremir Machado e Prof. Dr. José Vicente Tavares. O Seminário promovido pelos técnico-administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS em greve contou com a presença de aproximadamente 200 servidores. O seminário teve como objetivo tratar do avanço do conflito social e da necessidade de debater os direitos humanos nesta conjuntura.
O Prof. e Dr. José Vicente Tavares abordou a cultura da violência em nossa sociedade e o direito à diversidade. Segundo ele, o país vive um longo processo de mudança nas relações sociais com a desintegração do regime de assalariamento, o que implica outras relações sociais e leva à sociedade a um maior individualismo. Para Tavares: “É preciso pensar em uma outra cultura, uma cultura que permita a diversidade sexual, racial, religiosa etc”.  Em seguida, o Prof. Dr. e Jornalista Juremir Machado iniciou sua exposição sobre o tema explicando que estamos “atolados no conservadorismo”. Machado criticou o governo federal que se tornou refém desta situação, o que trouxe um impacto negativo para os movimentos sociais. O jornalista também criticou a oposição, que tem incentivado e fomentado o discurso conservador na sociedade. Para encerrar, Juremir pontuou que essa sociedade violenta é legitimada pela mídia, a qual, em suas palavras, “tem como princípio  tornar o pior do senso comum como o bom senso social”, pontuou o jornalista.
Após, foi aberto espaço para o público intervir. Os palestrantes responderam aos questionamentos, finalizando com as considerações finais. A recepção do público ao debate foi tão grande, que ficou a possibilidade de realizar novamente este debate até o fim deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *