ASSUFRGS convida para reuniões de mobilização nos campi Saúde, Vale e Centro da UFRGS

 

 

 Nesta semana a ASSUFRGS realiza uma rodada de reuniões nos campi para debater a greve interna na UFRGS. A Assembleia Geral tendo como pauta a o indicativo de greve na UFRGS e articulação em defesa do serviço público e dos direitos da classe trabalhadora está marcada para o dia 16 de agosto, às 10h, no auditório da Faculdade de Economia. Dentro da conjuntura atual de retrocessos dentro e fora da Universidade, a data foi alterada para que a base da ASSUFRGS possa se integrar ao Dia Nacional de Luta e Mobilização da Classe Trabalhadora.

  

Greve

Desde novembro do último ano os técnico-administrativos da UFRGS e a ASSUFRGS estão mobilizados fortemente em torno de duas pautas: a flexibilização e o controle da jornada de trabalho. O movimento dos TAES sempre esteve disposto e debater e construir, junto com a Administração Central, a melhor forma de enfrentar essas questões. Porém, passados cerca de nove meses de negociações e intensas mobilizações, não se veem avanços em nenhuma das questões: dezenas de planos de trabalho seguem aguardando a assinatura do reitor, sem previsão de resposta; o sistema de login segue sendo imposto, sem discussão com os servidores e sem nenhuma regulamentação. A reitoria negociou a criação de um grupo de trabalho sobre o tema, mas até agora não cumpriu o acordo. Só o que avançou foi o assédio moral e as ameaças.

Diante da falta de negociação efetiva e de avanços nas nossas pautas, a categoria deliberou pelo indicativo de greve para o dia 20 de agosto. Agora é preciso construir essa greve interna, com os trabalhadores nos seus postos de trabalho, mas em operação padrão (tartatuga).

 

Ações judiciais

Para dar suporte a nossa ação política, a ASSUFRGS está preparando uma série de ações judiciais em defesa da categoria: 

  1. Medida preventiva contra o corte de salário dos técnicos que não aderiram ao login;

  2. Intervenção da ASSUFRGS no inquérito civil do Ministério Público Federal sobre o controle de jornada;

  3. Ação no Ministério Público do Trabalho para a instalação de negociação sobre o registro de frequência;

  4. Responsabilização do Reitor pelo atraso na apreciação dos planos de flexibilização;

  5. Pedido de antecipação de tutela na ação contra o login que está em andamento, denunciando que os planos de flexibilização pendentes de apreciação;

  6. Ação que caracteriza o funcionamento histórico da UFRGS com funcionamento mínimo de 12 horas e jornada flexibilizada dos servidores.


É hora de mobilizar!

A ASSUFRGS está marcando reuniões de mobilização nos campi, com representantes de todas as unidade e setores. Nesses encontros vamos discutir a conjuntura local e nacional, com destaque para o debate sobre indicativo de greve para o dia 20 de agosto. Confira o calendário:

Campus saúde: 11/08 – quinta-feira 14h – no Auditório 2 da Fabico

Campus Centro: 12/08 – Sexta-feira 14h – no Salão Nobre do ICBS

Campus do Vale: 15/08 – segunda-feira 14h – no Anfiteatro do Instituto de Física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *