Eleições para direção na FACED: GT prepara documento com propostas, como a PARIDADE

Uma grande vitória para a democracia dentro da UFRGS.O Grupo de Trabalho da FACED, GT Eleição, composto por técnicos, docentes e alunos, está propondo mudanças para a eleição da direção da Unidade. Entre as propostas que foram discutidas com a comunidade estão a paridade na consulta à comunidade, a proporcionalidade e a universalidade no processo eleitoral. 

Esse GT foi desenvolvido a partir de pedido de um grupo de professores chamado Coletivo Mobilização, tendo um foco para a além da paridade, com uma preocupação também pela participação ou não dos terceirizados e alunos de ensino à distância no processo de escolha da nova diretoria. Outro ponto de discussão é aceitar ou não o voto de alunos de outras licenciaturas que estão ligadas a FACED. 
No próximo dia 22 de agosto o GT se reunirá para redigir documento com um estudo jurídico, com as sugestões ao regramento eleitoral, que serão apresentadas por eles no dia 31, ao Conselho da FACED. A previsão é que o regramento esteja pronto até final de setembro, para que a consulta à comunidade possa ocorrer em outubro.
 
Giovani Lock, membro do GT Eleições da FACED salienta que o movimento de discussão que está ocorrendo na Unidade é positivo. “Fizemos uma reunião ampliada para ouvir a comunidade e apresentar todas as propostas e debater, inclusive perante os concelheiros. Existe uma tendencia muito forte e desejo da comunidade por maior participação no processo eleitoral, mas existem também muitas duvidas quanto às repercussões dessa mudança, principalmente em relação aos alunos. Por isso estamos agora realizando um estudo jurídico para apresentar ao conselho no final do mês as propostas e soluções apontadas pelo GT. A partir das nossas propostas e apontamentos o conselho irá redigir o regramento eleitoral.”
 
ASSUFRGS apoia paridade na FACED
 
O sindicato divulga publicamento moção de apoio à inciativa do GT Eleições da FACED:
 
Os técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS, reunidos em Assembléia Geral em 16 de agosto de 2016, no Auditório da Faculdade de Economia, manifestaram apoio à aprovação da paridade na Consulta à Comunidade Universitária para eleição de Diretor(a) e Vice-diretor(a) da FACED.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *