Consulta para eleição da diretoria do IFCH será paritária

O Conselho da Unidade do IFCH da UFRGS aprovou por ampla maioria uma fórmula de cálculo paritária para a computação dos votos da consulta à comunidade do instituto, tendo em vista a escolha do próximo diretor ou diretora.

A fórmula foi elaborada por uma comissão designada pela direção do instituto para trabalhar numa proposta de proporcionalidade na consulta. Fizeram parte dessa comissão um representante de cada departamento docente e mais três técnico-administrativos. Os estudantes foram chamados para ocupar duas vagas na comissão, porém não apresentaram nomes. A proposta foi aprovada pelo conselho por 18 votos a 03.

Tiago Magalhaes Ribeiro, técnico em assuntos educacionais do IFCH e um dos membros da comissão, salienta que a confirmação de um calculo paritário na consulta para a direção do instituto, que deve ocorrer em outubro, já sinaliza avanços positivos. “Agora inicia a fase da montagem das chapas concorrentes. Antes, com a proposta de 70/15/15, havia a previsão de apenas uma chapa concorrendo para a direção. Agora, após a aprovação de paridade, já é visível uma movimentação no instituto para que novas candidaturas sejam apresentadas. Faz tempo que não existe um debate positivo sobre a eleição para a direção e esse movimento paritário chegou para proporcionar mais envolvimento dos servidores na elaboração de uma próxima gestão do IFCH.” Além de um maior envolvimento dos servidores, esperasse com a aprovação da paridade uma maior participação dos estudantes. 

Além do IFCH, FACED também está discutindo paridade na consulta, já a Biblioteca Central teve a escolha da sua nova diretoria via consulta paritária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *