Sindicato aprova estado de greve na UFCSPA e IFRS

O dia Nacional de Paralisação foi movimentado em Porto Alegre. Pela manhã a ASSUFRGS participou das concentrações em frente às garagens de ônibus, já nas primeiras horas da manhã. Após, participou de caminhada junto com outros sindicatos e movimentos sociais pelas ruas da cidade, como a João Pessoa (foto). 

Crédito foto: Jorge Torres

Durante a tarde ocorreu a Assembleia Geral da categoria, em frente à FACED, que deliberou que a UFCSPA e IFRS irão aderir ao estado de greve, que já está em curso na UFRGS. A decisão foi tomada por quase unanimidade dos servidores presentes, somente com sete abstenções. No encontro também foram discutidos os avanços nas negociações sobre o controle da jornada de trabalho e planos de flexibilização. No dia anterior uma comissão da ASSUFRGS se reuniu com a recém nomeado Reitor Rui Oppermann, que garantiu a criação de uma Mesa de Negociação junto ao sindicato. Saiba mais clicando aqui
 
 Credito foto: Jorge Torres
 
Grande parte da tarde foi tomada por falas dos técnicos sobre a atual conjuntura política e a importância de unificar a categoria para as lutas contra os retrocessos do Governo Michel Temer. Entre eles a PEC 241, cortes nos orçamentos das Universidades e reformas trabalhistas e na Previdência. Dia 29 de setembro a ASSUFRGS irá participar do segundo Dia de Paralisação Nacional. 
 
Enquanto ocorria a assembleia da categoria estudantes da UFRGS ocuparam a Reitoria. Entre eles estão representantes do DCE, coletivos de cotistas e movimentos sociais. O objetivo é realizar uma pressão nos membros do CONSUN, que irão votar nesta sexta-feira pela manhã, em uma proposta que acabará aplicando um teto no número de cotistas na universidade. Saiba mais aqui. A ASSUFRGS está apoiando os estudantes e oferecerá alguns equipamentos para a infraestrutura da ocupação. 
 
  Credito foto: Vitor Hugo Xavier

 

No final do dia, a ASSUFRGS também participou do protesto no centro de Porto Alegre, pelo Fora Temer!

Crédito Foto: Jorge Torres

Confira o álbum de fotos completo das mobilizações do dia 22 de setembro, dia de Paralisação Nacional contra a retirada de direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *