Declaração de Calamidade Cultural no RS ocorre em ato show na Praça da Matriz

Nesta quinta, a partir das 12h, na Praça da Matriz, no Centro histórico de Porto Alegre, artistas, intelectuais, profissionais da cultura e público interessado realizam um Ato Show em que será publicada a Declaração de Calamidade Cultural no RS. 

O evento alerta para o estado de calamidade cultural que ameaça o estado do Rio Grande do Sul por conta do pacote de medidas do governo do estado, que prevê a extinção de fundações científicas, culturais e técnicas e o enfraquecimento da secretaria da Cultura. 

Os artistas e intelectuais se vêem obrigados a denunciar a precarização e a tentativa de extinção dos já poucos equipamentos culturais do Estado, em um processo histórico que resultará em perdas irrecuperáveis, sem nenhuma perspectiva de que isto representará ajuda real no grave cenário de descalabro administrativo e de fragilidade econômica; muito pelo contrário, as medidas inibem nossa capacidade de superar a crise. 

O ato musical começa ao meio dia e às 13h30 será proclamado o Estado de Calamidade Cultural do RS, em coro de todos os participantes, diante do Palácio Piratini. 

Com apresentação do jornalista Domicio Grillo e do professor Francisco Marshall, está confirmada a participação dos seguintes músicos ou grupos:

Orquestra de Brinquedos
Orquestra Villa Lobos
Catarina Domenici e Leonardo Winter
Cantos de Linho, de Lã
Dudu Sperb
Egisto Dal Santo
Lico Silveira
Beto Chedid 
Marisa Rotenberg e Tiago Rinaldi
Antônio Villeroy
Luciano Leães 
Simone Rasslan, Alvaro RosaCosta e Beto Chedid – Xaxados e Perdidos
Giovane Berti + Edu Pacheco 
Conjunto Bluegrass Porto Alegrense
Caetano Santos
Bebeto Alves
Leonardo Ribeiro