Assufrgs realiza em abril Curso de Formação: Introdução ao Marxismo-Leninismo

Confira os incritos no primeiro encontro do Curso de Formação: Introdução ao Marxismo-Leninismo -> Inscritos no Ciclo de Formação Assufrgs – 29 de abril – Karl Marx – Manifesto Comunista

[ATUALIZADO em 04/04]

As inscrições para membros externos à base da ASSUFRGS estão encerradas! A confirmação da inscrição de pessoas externas será divulgada no dia 11 de abril (próxima terça) e será condicionada pela quantidade de vagas restantes e pela ordem de inscrição. Já as inscrições para os membros da base do sindicato encerrarão no dia 07 de abril (sexta-feira) às 17 horas.

[ FIM DA ATUALIZAÇÃO]

A Assufrgs Sindicato, no ano do centenário da Revolução Russa, promove o curso de Introdução ao Marxismo-Leninismo com o objetivo de divulgar o pensamento de Marx, Engels e Lenin, que fundamentam, teórica e ideologicamente, o processo histórico que levou à Revolução de Outubro de 1917.

A intenção é percorrer ao longo do ano obras como Manifesto Comunista, Ideologia Alemã, O Estado e a Revolução, entre outras. Os encontros são mensais, aos sábados pela manhã. Cada encontro será dividido em duas partes, começando com  um período inicial de apresentação dos textos programados e posteriormente um período para debate entre os participantes. As apresentações  ficarão a cargo de um ou dois participantes em cada encontro.  

As inscrições para o ciclo já estão abertas. Os primeiros 30 participantes que se inscreverem no ciclo ganharão uma cópia do Manifesto Comunista. Para fazer a inscrição basta preencher a ficha de inscrição ao final desta notícia. 

CALENDÁRIO

29/04 – Karl Marx – Manifesto Comunista

Na abertura deste curso, vamos nos debruçar sobre o primeiro programa teórico e político comunista. Escrito para a Liga dos Comunistas – uma associação secreta de trabalhadores alemães, que depois tornou-se internacional – o Manifesto tinha o propósito de combater a falsa propaganda acerca do comunismo e mostrar ao mundo, com exatidão,  “o modo de ver” comunista, “seus fins e suas tendências”. Publicado a primeira vez em 1848, com a  firme intenção de propagar e estabelecer o Partido Comunista como organização distinta teórica e praticamente dos outros partidos operários existentes, a obra é, a um só tempo, manifesto e programa político, panfleto e obra de referência.

O Manifesto Comunista é um texto incontornável não somente para a compreensão da Revolução Bolchevique, que neste ano completa um século, mas também de todo o arcabouço teórico dos inúmeros movimentos revolucionários que caracterizaram o século XX.  Nesta segunda década do século XXI, período em que vivenciamos uma grande onda reacionária, não só aqui no Brasil, mas no mundo todo, o Manifesto continua sendo uma literatura essencial a todo aquele que não se mostra conformado e, pela ação política, deseja mudar a si mesmo e o atual estado de coisas.

27/05 – Karl Marx  – Ideologia Alemã

24/06 – Karl Marx – 18 Brumário (prefácio) / Guerra Civil em França – Karl Marx / Engels – Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico

29/07 – Karl Marx – Trabalho Assalariado e Capital / Karl Marx – Salário, Preço e Lucro

26/08 –  Lenin – As Três Fontes e as Três partes Constitutivas do Marxismo / Lenin – O Estado e a Revolução –

30/09 – Lenin – O Estado e a Revolução – II

21/10 – Lenin – Que Fazer? – I

25/11 – Lenin – Que Fazer? – II

16/12 – Encerramento/Avaliação

***