INSEGURANÇA NA UFRGS: comunidade do Campus Saúde enfrenta assaltos na Ramiro Barcelos

Foto em destaque: Cadinho Andrade

Estudantes e trabalhadores estão realizando abaixo assinado contra a insegurança, para ser encaminhado à reitoria. 

A última semana vem sendo especialmente tensa para os estudantes e trabalhadores do Campus Saúde da UFRGS. Assaltos corriqueiros à mão amarda ocorrem na rua, dessa vez, resultando em um vigilante do prédio do Instituto de Psicologia, sendo alvo de assaltantes. Conforme o relato da ocorrência, na manhã desta sexta-feira (07). os bandidos renderam o vigilante e levaram a arma e o colete à prova de balas que ele usava. 

Já nesta quinta-feira (06), três assaltantes armados realizaram um "arrastão" na parada de ônibus em frente à Farmácia popular da UFRGS, também na Ramiro.

A farmeaceutica, Mara Morerira presenciou a ação dos bandidos: "Quem estava na parada correu aqui para dentro da farmácia popular e eles vieram atrás, só recuaram quando viram o nosso segurança. Quase que fomos assaltados também.", relatou a servidora técnico-administrativo.

"Uma estudante teve o celular roubado e outras pessoas também. Assaltos são comuns aqui na Ramiro, ao redor do Campus Saúde. A comunidade está realizando um abaixo assinado contra a violência no campus, para encaminhar à reitoria", completou. Quem tiver interese em participar do abaixo assinado, pode preenchê-lo na Fármácia Popular.

No grupo do Facebook CRIMES NA RAMIRO a comunidade da universidade e moradores da rua relatam os últimos assaltos no local. "Oi gente, sou da psico. Tô chamando o pessoal pra entrar aqui no grupo. Estamos bem assustados, principalmente depois do que aconteceu hoje. Pensamos em organizar uma conversa o quanto antes entre todos nós do campus" publicou uma das estudantes.

"Seguido vejo o homem que me assaltou "passeando" por ali." são outros relatos. Testemunhas apontam que pelo menos seis pessoas foram vítimas de roubos a pedestres naquela área durante a semana. 

A Brigada Militar disse à imprensa que não confirma as informações dos estudantes,afirmando  que é o assunto é uma preocupação da BM e que há duas semanas se reuniu com a direção do campus e o diretorio academico para tratar do assunto. A imprensa da ASSUFRGS Sindicato já solicitou posição da Reitoria sobre os casos de insegurança no Campus Saúde da Universidade.