Cine Assufrgs: Eles Não Usam Black-Tie (11 de maio)

Se aproxima o centenário da Revolução Russa. Para comemorar e refletir sobre realidade da classe trabalhadora a Assufrgs Sindicato está realizando dois ciclos de cine-debates: "A Classe Trabalhadora no Cinema" e "Outubro Vermelho no Cinema". Todos os encontros terão NETRADA FRANCA.

No próximo encontro, dia 11 de abril, às 18h, será apresentado o filme “Eles não usam black-tie” na Assufrgs Sindicato (Avenida João pessoa, 1392). O longa se debruça sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores.

Sucesso de bilheteria nos anos 1980, o longa apresenta a história de um casal de namorados, Tião (Carlos Alberto Riccelli) e Maria (Bete Mendes), que decidem se casar ao saber que vão ter um filho. Eles planejam uma nova vida para poder oferece uma vida boa para a criança que vai nascer.

Neste contexto, um movimento grevista estoura na fábrica onde o casal trabalha em São Paulo e a felicidade deles começa a desmoronar. O movimento divide os operários da fábrica. Pensando no casamento e no bem-estar da família, Tião resolve furar a greve e continuar no trabalho. A decisão desagrada seu pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), o líder do movimento, um sindicalista que fora preso nos tempos ditadura militar.
Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio, e o filho alienado, Tião, constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária.

Fica Técnica: Eles Não usam Black-Tie
Data de lançamento: 28 de setembro de 1981 (Brasil)
Direção: Leon Hirszman
Autor: Gianfrancesco Guarnieri
Roteiro: Leon Hirszman
Música composta por: Gianfrancesco Guarnieri, Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Radamés Gnattali

 

A CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA NO CINEMA

A Comissão de Formação da Assufrgs propõe uma cinematografia que debaterá a situação dos trabalhadores, no Brasil e no mundo. As sessões ocorrem sempre às 18h na Sede Central da Assufrgs Sindicato – Av. João Pessoa 1392 – Farroupilha – Porto Alegre/RS

Confira o calendário de filmes:

22/03 – O dia em que Dorival encarou a guarda
18/04 – O Lucro Acima da Vida
11/05 – Eles não usam black-tie
15/06 – Não Senhor
10/08 – Os libertários
14/09 – Ilha das Flores

 

OUTUBRO VERMELHO NO CINEMA

05/10 – A Mãe
11/10 – O Encouraçado Potemkin
19/10 – Metrópolis
26/10 – Reds

~ ENTRADA FRANCA ~