Assufrgs e COSAT/ICBS solicitam que UFRGS adote formulário, FAIS, para ocorrências de risco à saúde e acidentes

ASSUFRGS, em acordo com a COSAT/ICBS, solicita que a UFRGS adote o Formulário de Acidente e Incidente de Serviço (FAIS) para ocorrências que envolvem risco à saúde e acidentes envolvendo Servidores, Alunos e Trabalhadores Terceirizados

Em função da Administração da UFRGS não adotar o Formulário de Acidente e Incidente de Serviço (FAIS) como instrumento de registro e controle de ocorrência de incidentes e acidentes de trabalhadores, terceirizados e alunos de todos os segmentos da Universidade, a exemplo de outras Universidades, a COSAT/ICBS encaminhou solicitação para que a UFRGS/PROGESP comece a adotar a exemplo da UFSC e UFCSPA. Confira aqui o formulário que é atualmente empregado na UFCSPA.

Essa solicitação tem por base a realidade que as Universidades estão vivendo hoje, onde os alunos desenvolvem e são responsáveis em grande parte das vezes por atividades nos laboratórios, muitas vezes sozinhos, em função do número reduzido de técnicos nestas tarefas. Além disso, a convivência desses nos ambientes da UFRGS os expõe a todas as condições de riscos a qual estão expostos os Servidores. Neste cenário, os alunos estão sendo acometidos por acidentes e incidentes dentro do seu local acadêmico da mesma forma que os Servidores e Trabalhadores Terceirizados em seus locais de trabalho.

Além disso, essa solicitação sustenta os objetivos das COSAT, enquanto órgão que atua em questões pertinentes à saúde, segurança e ambiente, que têm como finalidade a melhoria das condições de trabalho e do meio ambiente na UFRGS, buscando soluções que promovam um estado de bem-estar físico, psíquico e social. Isto está posto no Art. 2° do Regulamento das COSAT, onde no inciso III está o objetivo de Investigar e discutir os comportamentos de risco, acidentes, incidentes e doenças de trabalho e profissionais ocorridos, propondo medidas de prevenção destes, bem como proceder aos devidos encaminhamentos. Complementar, no inciso V, expande-se a toda comunidade universitária a função da COSAT, quando aponta como objetivo o assessoramento à Comunidade Universitária na escolha consciente de seu comportamento seguro e saudável, o que só pode ser garantido a partir da notificação e registro de ocorrências de todos incidentes e acidentes, o que direciona para a oportuna intervenção das COSAT.