Assufrgs reúne com Maria do Rosário para solicitar intervenção junto a Reitoria

Conforme deliberação da assembleia do dia 13/6, a Coordenação da ASSUFRGS-Sindicato esteve nesta sexta-feira reunida com a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). O objetivo da reunião foi buscar que a deputada ajude na intermediação das negociações entre Reitoria e Sindicato, que não têm avançado. Maria do Rosário apoiou a candidatura de Rui Oppermann e Jane para a Reitoria, em 2016.

Os coordenadores explicaram a tensão que ocorre na Universidade desde o início da implantação do login, que levou ao tensionamento da Reitoria para o aumento da jornada de trabalho e prejudicou a participação dos TAES em atividades sindicais e paralisações, devido a cobrança de compensação de horas. Também foram mostrados os pontos da proposta de negociação apresentada pela ASSUFRGS em 12 de abril.

A deputada foi sensível às demandas e se comprometeu a interceder em favor dos técnico-administrativos. Se mostrou também muito preocupada com o avanço na tentativa de privatização das Universidades e com as medidas regressivas adotadas pelos governos federal, estadual e municipal.

A busca da deputada para uma conversa se insere em uma série de medidas adotadas pela ASSUFRGS no sentido alcançar, mediante negociação, uma saída para o conflito interno referente à jornada de trabalho, flexibilização e liberdade sindical. 

Diante do tensionamento e da dificuldade de diálogo entre os técnicos e a Administração, a ASSUFRGS vai se reunir com parlamentares e Diretores de Unidades para apresentar a proposta de acordo da categoria. O objetivo é buscar apoiadores que intercedam junto a Reitoria no sentido de encontrar soluções para os conflitos internos, possibilitando que todos participem das mobilizações contra o golpe, para barrar as reformas Trabalhistas e da Previdência e em defesa das instituições de ensino públicas, gratuitas e de qualidade.