Assufrgs e reitoria da UFCSPA se reúnem para debater defesa da educação pública e pautas internas

Reuniram-se, na UFCSPA, a reitora Lucia Campos Pellanda, a pró-reitora  de Planejamento Alessandra Dahmer, o pró-reitor de Administração Leandro Mateus Silva de Souza, a chefe de gabinete Isadora Farias dos Santos, os coordenadores da Assufrgs Bernadete Menezes, Frederico Duarte Bartz, Rui Muniz, os assessores jurídicos Guilherme e Ana Luiza, as servidoras Andréia Duprat, Fernanda Rossatto, Luana Fagundes e Sandra Silveira para tratar de assuntos referentes a pautas gerais e internas.

Os coordenadores informaram à reitoria sobre a mobilização promovida pelo sindicato pela defesa da educação pública federal. Foram solicitados dados da UFCSPA sobre a situação dos cortes no orçamento e das dificuldades decorrentes deles. A reitoria informou que busca estratégias de gestão para minimizar o impacto dos cortes, priorizando a manutenção dos postos de trabalho. Também revelou que teve de fazer um aporte considerável nos recursos de assistência estudantil, que são cada vez mais requisitados.

Os presentes concordaram que a defesa das instituições federais de ensino passa pela ampla divulgação da importância social e do papel na melhoria da qualidade de vida e da economia derivados dos investimentos em educação e saúde. Os recursos aplicados nessas áreas são fundamentais para sair de uma situação de crise.

A UFCSPA foi convidada a participar de uma grande audiência pública em defesa da educacao federal na assembleia legislativa do RS que esta sendo articulada para agosto próximo. A Assufrgs contatará a administração da UFCSPA em busca de dados quantitativos sobre número de formandos, pesquisas, enfim, que demonstrem a contemplação da missão da instituição na sociedade.

O segundo ponto a se e debatido foi a questão do cartão corporativo e seu uso por servidoras tecnico-administrativas. A questão foi amplamente debatida e reitoria se mostrou disposta ao diálogo a fim de amenizar os problemas expostos pelas técnicas, com medidas como a racionalizacao das compras e a ampliacao das licitacoes para compras de alimentos. Foi informado ainda que a PROAD está elaborando normativas que estabelecem um teto de custos por aula e que há o projeto de licitar todos os materiais que forem possíveis no próximo ano mediante planejamento anual das aulas no laboratório de gastronomia.

Um canal de comunicação fundamental se abriu para que os anseios dos servidores sejam ouvidos e contemplados na medida do possível. A Assufrgs permanecerá em contato e marcará novas reuniões sobre o tema.