Categoria realiza assembleia para discutir corte de verbas no IFRS

Na base da Assufrgs Sindicato desde 17 de outubro de 2015, o IFRS recebeu a primeira assembleia da categoria dos Técnico-administrativos em Educação do Instituto na tarde deste dia 20 de Junho. O momento de mobilização da categoria se mostra determinante já que o Instituto corre o risco de fechar as portas ainda neste ano devido ao corte de verbas estabelecido pelo Ministério da Educação. Saiba mais aqui em entrevista da Assufrsg com o Reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto.

A Assembleia, que ocorreu no Espaço Átrio do IFRS campus Porto Alegre, localizado no centro da capital, contou com a presença de colegas de diversos campi como Alvorada, Osório, Rolante, Restinga, Porto Alegre, Viamão e Canoas. Foi aprovada por unanimidade a criação de uma comissão de técnicos pra a reunião com Edegar Pretto, presidente da ALRS. O encontro estava marcado para articular audiência pública em defesa da educação. Os nomes escolhidos para a comissão foram: Pedro leite (IFRS Restinga), Juliana Paim IFRS POA), Jade Monteiro (IFRS Osório), Suzane Melo (Rolante), Adriana Martins (Alvorada), Isaías Quintana (Restinga), Luciane Santini (Viamão) e os coordenadores da Assufrgs Frederico Bartz, Bernadete Menezes, Mariane Quadros e Marcia Tavares. Também foram aprovadas por unânimidade as seguintes medidas: contato com parlamentares para buscar a defesa das IFEs e a articulação de audi~encias nas câmaras municipais.

 

Durante a assembleia também fdoram informadas as decisões tiradas da reunião entre a Assufrgs Sindciato e a Reitoria em Bento Gonçalves. Foi falado no encontro sobre a importância da mobilização em nível nacional, estadual e local para derrubar a protaria 28 do MEC, que determina o corte de despesas nos Intitutos Federais. Bernadete Menezes informou que a Assufrsg Sindicato "se posicionou contra o corte linear e defendeu a realização de uma matriz para identificar a necessidade de cada campus, garantindo assim nenhum estudante ou campus a menos."

Sobre a pauta da flexibilização foi informado aos colegas presentes que a Reitoria alegou a falta de organograma e regimento dos campi, o que estaria impossibilitando o avanço da flexibilização. Foi proposto que se implemente a flexibilização e dado prazo para a confecção do regimento, sob pena de revogar a flexibilização. Sobre o organograma a Reitoria concordou em orientar para a confecção em cada um dos campi. Sobre o per saltum  não houve acordo.