Eleições paritárias para Reitor na UFSM reelege Burmann

Os primeiros votos da consulta para reitor e vice da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começaram a ser contabilizados por volta da meia-noite desta quinta-feira. Paulo Afonso Burmann, atual reitor da instituição, e seu vice, Luciano Schuch, venceram a disputa.

Diferente do que ocorre na UFRGS, as eleições na UFSM são paritárias, ou seja, com mesmo peso nos votos dos estudantes, técnicos e docentes. Burmann e Schuch venceram a consulta popular com 5.827 votos. Dalvan e Pedro ficaram em segundo lugar, com 4.015 votos. Helenise e Laura, da Chapa 3, somaram 1.977. 

– Nós estamos vivendo um momento muito especial e a perspectiva que nós estamos enfrentando hoje de uma mudança ainda mais significativa para a Universidade está representada nesta aprovação do projeto Voar Mais Alto, que agora é o projeto Para Mudar Ainda Mais. Mas é, sobretudo, um projeto para a Universidade Federal de Santa Maria a partir da proclamação do resultado, homologação dos conselhos superiores, nós teremos uma gestão como fizemos de 2013 até agora, para a instituição, não para grupos, uma gestão de fato para a universidade. Os gestores passam, permanece a instituição – disse Burmann, no final da votação.

O atual reitor da UFSM é formando em Odontologia pela instituição e doutor em materiais dentários pela Universidade de São Paulo (USP). Na Federal, é professor de Odontologia Restauradora. Nasceu em Catuípe (RS). 

Luciano Schuch, vice de Burmann, é professor do Centro de Tecnologia (CT). Formado em Engenharia Elétrica pela UFSM e tem doutorado na área. É professor da Universidade desde 2009. 

No dia 5 de julho, a Comissão de Consulta para Indicação de Reitor e Vice-Reitor da UFSM deve entregar, oficialmente, a lista com três nomes de indicados a reitoria ao Conselho Universitário (Consu). O Consu é responsável de enviar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC), que deve indicar oficialmente quem será o novo reitor da UFSM. Normalmente, o MEC indica o vencedor dos votos na consulta. A posse da nova gestão deve ocorrer em dezembro. 

Com informações do Diário de Santa Maria

Foto: Gabriela Perufo/NewCO