Ato em defesa da creche da UFRGS ocorre nessa sexta, 21

A comunidade da Creche Francesca Zacaro Faraco, da UFRGS, realiza ato em defesa do funcionamento do espaço, nessa próxima sexta-feira, 21 de julho, às 12h no estacionamento em frente ao local.

Na ocasião trabalhadores da creche, pais e alunos estarão reunidos para discutir com os presentes sobre a história e importância da manutenção da creche para a toda a comunidade da UFRGS. Também será entregue um material impresso comemorativo aos 45 anos da creche.

Confira o texto assinado pela comunidade:

Resiste, creche da UFRGS!

A Creche Francesca Zacaro Faraco, reconhecida como instituição modelo em educação infantil, está sendo extinta, acabada e desmontada nos últimos anos – sofrendo inúmeros ataques ao seu patrimônio humano e material. 


O processo teve início em 2013, a partir de uma exigência do MEC para que a Creche fosse municipalizada ou vinculada ao Colégio de Aplicação. Mesmo ocorrendo essa vinculação, o problema não se resolveu, pois não houve reposição, via concurso, do quadro de professores. Agravando essa situação, em 12 de abril de 2017 encerrou o prazo de validade do contrato dos professores terceirizados e, em virtude de denúncias no Ministério Público do Trabalho, não houve renovação. Esse processo judicial culminou na saída de cerca de 40 professores terceirizados e a Creche, que atendia mais de 100 crianças de 0 a 4 anos, servindo como espaço de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica da UFRGS, ficou sem alternativas de novos modelos de contratação de professores, resultando em prejuízo no atendimento às crianças. 


Desde então, a Creche está sendo mantida pela força de trabalho das poucas servidoras de sala de aula, que prestam atendimento às crianças em turno parcial, contando com o apoio dos demais setores. Foi necessário um remanejamento de turmas e professoras, mas a situação precária e a impossibilidade de atendimento integral geraram altos índices de evasão. 


Até o momento, a Administração Central da UFRGS está em tratativas com o Ministério Público do Trabalho para regularizar a situação emergencial da Creche. Mesmo tendo sido procurada por mães, pais e comunidade acadêmica, não há a devida transparência quanto aos resultados dos encaminhamentos realizados.


A única alternativa apresentada para as famílias e à equipe é que seria contratada uma creche particular, que atuaria dentro da Universidade. Essa parece ter sido a proposta encaminhada pela reitoria ao Ministério Público do Trabalho, mas ainda não há informações oficiais sobre o desfecho desse processo.


Nesse cenário de indefinições, vem ocorrendo um processo de esgotamento físico e psicológico dos servidores e das famílias que ainda resistem neste espaço. Muitos pais estão buscando outras opções de atendimento, ocasionando um esvaziamento da Creche, local antes tão procurado e elogiado por todos, e que hoje, aos 45 anos de existência, corre um sério risco de se transformar apenas em história.


Nós, servidores da Creche, cientes de nosso compromisso com as crianças e com a comunidade da UFRGS, lutaremos até o fim para evitar o fechamento total dessa instituição, buscando contar com o apoio de todos.

#ResisteCrechedaUfrgs