Assufrgs reúne com PROGESP sobre login e atividades sindicais

Nessa segunda-feira (24/07) a Coordenação da Assufrgs teve reunião com Mauricio Viegas e Vania Pereira, da Progesp. O assunto principal foi a garantia de participação dos técnicos nas atividades sindicais.
 
Inicialmente, o Pró-reitor e a Vice Pró-reitora foram informados da decisão da categoria de aderir ao login a partir de 1/8, como forma de se proteger dos PADs que seriam abertos pela Progesp. A coordenação ressaltou a disposição de negociar os pontos de pauta, em relação à jornada de trabalho e participação em atividades sindicais.

Mauricio e Vania garantiram que, com à adesão ao login em agosto, não vai haver a abertura de tais processos. Também foi esclarecido que não vão ocorrer auditorias internas da Progesp para verificar detalhes como a duração do intervalo de almoço, mas orientou que o intervalo seja feito.

Sobre participação em atividades sindicais, como assembleias, a Progesp reconhece a importância de garantir o direito dos técnicos a participar de tais atividades e entende que o abono pode ser resolvido diretamente com as chefias imediatas, sem passar por orientação da Progesp. Esse é um dos pontos de pauta da categoria, juntamente com a participação em paralisações. Uma reunião de negociação com a Reitoria está marcada para o dia 4/8. Num contexto de ataque constante aos direitos dos trabalhadores e de desmonte dos serviços públicos (com corte de investimentos e o recente anúncio de PDV), a gestão deve incentivar aqueles que lutam em defesa dos direitos da população, e não colocar empecilhos ou reprimir os que não se acomodam!

A Coordenação da Assufrgs questionou também sobre o acesso de servidores e terceirizados ao Restaurante Universitário. Mauricio informou que o acesso de todos vai permanecer, mas deve haver alteração no preço, tema que está sendo estudado pela Prae. A Assufrgs já solicitou reunião com a Prae para tratar do RU e aguarda resposta.